Na semana que passou, prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) estiveram reunidos em videoconferência, para debater a formalização de sugestões relativas à cogestão do modelo de Distanciamento Controlado, do Governo do Estado.
A proposta da AMM, que teve a adesão de 2/3 dos prefeitos, será protocolada nesta segunda-feira (24/8), no Gabinete de Crise. A partir daí, o Governo analisa o que pode ser adotado.
BANDEIRA VERMELHA
Na sexta-feira (21), o Governo do Estado anunciou o mapa preliminar da 16ª rodada do Distanciamento Controlado, que colocou a região missioneira em bandeira vermelha, por mais uma semana.
Conforme a assessoria da AMM, o Comitê Gestor Regional da Saúde entrou com pedido de reconsideração, pedindo a adoção dos protocolos da bandeira laranja.
CRITÉRIOS TÉCNICOS
Na versão preliminar do Distanciamento Controlado, a região de Santo Ângelo obteve novamente mensuração final compatível à bandeira vermelha.
Em quatro indicadores, a região alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta).
É o caso do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias (que passou de 27 para 36 casos), com aumento significativo.
Entre os indicadores mais graves da região consta também a relação de leitos de UTI livres para o número pacientes de Covid-19 precisando de tratamento intensivo, de mensuração macrorregional, mas que exerceu elevado impacto na mensuração da região.
Além disso, com o registro de quatro óbitos nos últimos sete dias, o indicador de projeção do número de óbitos para o período de uma semana para cada grupo de 100 mil habitantes está em bandeira vermelha.
No caso das hospitalizações registradas para cada 100 mil habitantes, a região também obteve bandeira preta no indicador.
BANDEIRA LARANJA - REGRA 0-0
Pela Regra 0-0 (municípios sem óbito ou hospitalização de moradores por Covid-19, nos últimos 14 dias), 14 cidades da região missioneira poderão seguir nesta semana adotando os protocolos da bandeira laranja. São elas:
Caibaté
Cerro Largo
Dezesseis de Novembro
Entre-Ijuís
Eugênio de Castro
Garruchos
Guarani das Missões
Mato Queimado
Roque Gonzales
Salvador das Missões
São Pedro do Butiá
Sete de Setembro
Ubiretama
Vitória das Missões
Os demais aguardam a divulgação dos recursos apresentados junto ao Gabinete de Crise, o que acontece no final da tarde desta segunda-feira (24/8).
PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO
O governo do Rio Grande do Sul recebeu, até a manhã de ontem (23), 10 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais sobre as restrições e bandeiras da 16ª rodada do mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado.
É o menor número de recursos enviados desde que a instância recursiva foi implementada, na sétima rodada.