Cerro Largo, 21 de setembro de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 04/12/2020 21:25:48 • Saúde

De quatro indicadores, Missões alcança bandeira preta em dois

Quantidade de novas hospitalizações em proporção à população é bastante elevada

Nesta rodada do Distanciamento Controlado, cujos números foram divulgados pelo governo do estado no final da tarde de hoje (4/12), as quatro regiões Covid da Macrorregião Missioneira (Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí e Cruz Alta) obtiveram média final com avaliação de bandeira vermelha com base na mensuração dos 11 indicadores.

Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias reduziram 8,5%, passando de 106 para 97 na macrorregião (somando as quatro regiões Covid). Com relação a SRAG, enquanto há 7 dias atrás havia 62 internados, a quantidade de pacientes aumentou para 71 no último dia. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes passou de 100 para 120, crescimento de 20%. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, verificou-se um aumento significativo de 37%, passando de 46 para 63 pacientes.

O indicador relacionado a capacidade de atendimento piorou no comparativo dos valores entre as semanas, mantendo-se ainda na bandeira preta. O percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, aumentou, e o nível é considerado de risco muito alto. Enquanto na semana passada havia 0,72 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana o indicador passou para 0,49.

No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se uma redução no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19, passando de 33 para 31, diminuição de 6%, fazendo com que o indicador tenha atingido a bandeira amarela.

Portanto, com as variações nos números de internados e na velocidade do avanço da doença, dos dois indicadores macrorregionais que mensuram número de pacientes internados em UTI (por SRAG e por Covid-19) e do indicador de internados em leitos clínicos (Covid-19), dois obtiveram bandeira vermelha e o outro preta. Os indicadores de capacidade de atendimento e de mudança na capacidade de atendimento, mensuradas pela macrorregião, obtiveram bandeira preta e amarela, respectivamente.

MISSÕES/SANTO ÂNGELO

Na versão preliminar do Distanciamento Controlado desta semana, a região de Santo Ângelo (Missões) obteve a mensuração final compatível à bandeira vermelha.

Dos seus quatro indicadores regionais, Santo Ângelo alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em dois deles. É o caso do número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes e da projeção de óbitos. Os indicadores do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias e de estágio de evolução da doença obtiveram bandeiras laranja.

Houve aumento nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos sete dias, que passaram de 46 para 51 registros nesta semana, crescimento de 11%. Com o registro de sete óbitos nos últimos sete dias, houve estabilização em relação aos registrados na semana anterior. No caso do indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 381 ativos para 1.202 recuperados, representando uma melhora no valor dado pela razão em comparação a semana anterior.

Destaca-se que a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é bastante elevada, refletindo na bandeira preta para o indicador de incidência na região, sendo a mais elevada entre todas as regiões Covid.

 

Leia também

Uma bandeira laranja e 20 vermelhas no Rio Grande do Sul

Fonte: Governo do Estado
coronavírus
covid-19
governo do rs
distanciamento controlado
missões
região missioneira
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp