A direção do Hospital de Caridade Serro Azul (AHCASA) e membros da Administração Municipal de Cerro Largo concederam, na manhã de hoje (18), uma entrevista coletiva, quando colocaram os veículos de comunicação da cidade a par da situação envolvendo a pandemia do novo coronavírus.
Estavam presentes o presidente da AHCASA Ivo Konzen, o prefeito Valter Spies, a secretária da Saúde Maria Hartmann, a médica Heloise Fabian Silvestre, o vice-prefeito Pedro Butzen e a enfermeira Tânia Poersh, responsável pelo setor de enfermagem do hospital.
PESSOAS MONITORADAS
Sobre o novo coronavírus, a Secretária da Saúde anunciou que, neste momento, sete pessoas estão sendo monitoradas em Cerro Largo. São pessoas que retornaram recentemente de viagens ou que tiveram contato com quem viajou.
Todas estão em isolamento domiciliar voluntário e tendo acompanhamento diário, pela equipe da Secretaria, para avaliar o quadro clínico até que sejam dispensadas da "quarentena". Não foram feitos exames, pois nenhuma delas apresentou qualquer sintoma da doença.
Para quem retornar de viagem, a orientação é para ficar em isolamento domiciliar voluntário por pelo menos 14 dias. E havendo qualquer manifestação de sintomas, neste período, deverá entrar em contato por telefone (e não presencialmente) com a Secretaria da Saúde.
ORIENTAÇÕES
Os presentes na coletiva foram unânimes em destacar a necessidade das pessoas evitarem aglomerações, festas e reuniões. "Todos precisam se resguardar, para evitar uma disseminação massiva do vírus em nossa cidade", salientou Maria Hartmann. "As crianças estão sem aulas, mas não estão em férias. É para ficarem em casa. E quanto aos jovens, não estão tendo aulas na faculdade, mas não devem fazer aglomerações, como temos visto à noite, na Praça da Matriz", destacou a Secretária.
SITUAÇÃO PREOCUPANTE
A médica Heloise Silvestre, da AHCASA, enfatizou que "a situação é preocupante e vai exigir o máximo de todos nós, pois é uma pandemia diferente da H1N1 ou da SARS. Este vírus tem uma capacidade muito grande de disseminação, com taxas muito altas. Por isso, a população não pode deixar de seguir as medidas orientadas pelas autoridades. E isso é a partir de hoje, de agora! Não é criar pânico na população, é apenas ressaltar a necessidade das pessoas se resguardarem. Quem puder ficar em casa, que fique. Quem tiver que sair, que mantenha distância de um metro e meio das outras", disse.
A médica também reforçou outras dicas, como evitar o contato das mãos com o rosto, lavar bem as mãos e usar álcool gel. "Tudo isso é necessário pois uma pessoa, mesmo sem sintomas, poderá disseminar o vírus para outras", lembrou.
USO DE MÁSCARAS
Sobre o uso de máscaras, a médica frisou que somente devem ser usadas por aquelas pessoas com algum sintoma, como coriza, tosse, etc. Pessoas assintomáticas não precisam usar a máscara.
DECRETO MUNICIPAL
O prefeito Valter Spies lembrou que o Município editou um Decreto, com as primeiras resoluções em relação à pandemia. "Vamos seguir observando as medidas tomadas pelos governos estadual e federal e avaliando o quadro local, para fazer os ajustes necessários", disse.
"Talvez tenhamos que editar outros decretos, atualizando as orientações ou mesmo com outras medidas, caso sejam necessárias", adiantou Spies.
O Prefeito voltou a reforçar a necessidade das crianças ficarem em casa. "As aulas foram canceladas para haver resguardo. Não é férias", repetiu.
CONSCIENTIZAÇÃO
Maria Hartmann falou sobre a parceria existente entre a Secretaria da Saúde e o Hospital de Caridade Serro Azul. E frisou a necessidade de haver uma conscientização das pessoas, obedecendo as orientações das autoridades.
"Pessoas com sintomas leves, não devem procurar o serviço de saúde, para evitar a disseminação do vírus. Podem ligar para o 3359-4949 ou para o 3359-1255 e solicitar orientações com os profissionais da área da saúde", pediu.
PLANO DE CONTIGÊNCIA
Existe um Plano de Contingência, montado pela Secretaria da Saúde e AHCASA, com uma série de medidas tomadas pelo hospital. As cirurgia eletivas, por exemplo, foram canceladas, para evitar um maior fluxo de pessoas no hospital.
O presidente Ivo Konzen anunciou que três quartos do hospital, com cinco leitos, foram preparados para receber pacientes que deverão ficar em isolamento. "Se preciso for, isolaremos um bloco inteiro para os cuidados necessários com os pacientes", anunciou.
ATENDIMENTO VIA TELEFONE
O telefone da AHCASA, 3359-1255, está à disposição para aquelas pessoas com sintomas leves procurarem orientação.
"Não devem vir ao hospital sem necessidade, para evitar a disseminação do vírus. Só procurem os serviços de saúde em casos de muita necessidade ou com febre alta persistente, falta de ar ou outros sintomas mais graves. Questões simples de saúde podem ser resolvidas, por um profissional, via telefone", finalizou Tânia Poersh.
Hospital de Caridade Serro Azul veda visita a pacientes