Cerro Largo, 14 de novembro de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 14/11/2025 12:59:16 • Saúde

Hoje tem pedágio da ARAD Cerro Largo

Também haverá distribuição de material informativo e aferição de glicose
Neusa Maria Spies e Maria Elisabete Irineu (Foto: Luís Henrique Franqui)

Nesta sexta-feira (14/11) - Dia Mundial do Diabetes - a Associação Rio-grandense de Apoio ao Diabético - ARAD Cerro Largo, estará realizando um pedágio no centro da cidade, na esquina da Praça da Matriz onde está localizado o relógio da Sicredi (em frente ao hospital).

A atividade, que conta com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, UFFS-Cerro Largo e Paróquia Sagrada Família de Nazaré, inicia às 14h e visa arrecadar recursos para custear as atividades da entidade, que presta apoio aos diabéticos locais. A ação também contará com uma equipe técnica da Secretaria da Saúde, que estará fazendo aferição da glicose.

A presidente Maria Elisabete Irineu e a tesoureira Neusa Maria Spies, em visita ao Portal LH Franqui, enfatizaram que será distribuído um panfleto com informações importantes sobre a doença e demais maneiras de colaborar com a ARAD Cerro Largo.

 

Palestra

No dia 3 de dezembro (quarta-feira), após a Missa da Saúde, será realizada uma palestra no salão paroquial de Cerro Largo, a cargo da professora Leoni Zenevicz, que falará sobre a importância da espiritualidade na saúde das pessoas.

O ingresso desta ação será um quilo de alimento não-perecível, cuja arrecadação será destinada à APAE Cerro Largo.

 

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.

O diabetes ocorre quando o nível de açúcar no sangue se eleva porque o corpo não produz insulina de forma adequada ou não consegue utilizá-la corretamente.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que o organismo destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, resultando em deficiência total ou quase total do hormônio. Já o tipo 2 é caracterizado pela resistência à ação da insulina ou pela redução progressiva na produção, sendo frequentemente associado ao excesso de peso e à falta de atividade física.

Fonte: Luis Henrique Franqui
arad cerro largo
pedágio
diabetes
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp