Cerro Largo, 20 de abril de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 26/12/2021 11:35:35 • Saúde

Festas de fim de ano podem contribuir para avanço de casos de gripe

Orientações incluem vacina contra a influenza e teste para excluir covid
Crédito: Reprodução

Em meio a surtos de gripe registrados no sudeste do país, provocados pela cepa Darwin – uma mutação do vírus H3N2 –, especialistas recomendam que os brasileiros busquem os postos de saúde em busca da vacina contra a gripe, ainda que a fórmula das doses utilizadas na campanha deste ano não contemple a Darwin.  

Além da vacina, as medidas de cuidados adotadas para conter a pandemia do coronavírus, como uso de máscaras, distanciamento e lavagem de mãos, também contribuem para controlar o vírus da gripe, destacou Cynthia Molina Bastos, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em entrevista à Rádio Gaúcha.

"A vacinação não impede a transmissão, mas evita os casos graves, assim como o imunizante contra a covid-19. Isso faz com que a parte mais chatinha de comportamento, como o uso de máscara nesse calorão, a gente tenha que manter em situações de maior risco", disse.

Leia também 

Farmácia Nívea de Cerro Largo terá Plantão Covid

Além do uso de máscara, Cynthia alertou para as festas de fim de ano, período em que as famílias costumam se reunir em ambientes fechados.

"O grande efeito para combater é o vírus [seja o da gripe ou da covid-19] é as pessoas com sintomas ficarem isoladas. É a grande preocupação para este momento de festas. Tanto de interação, quanto de pessoas circulando. Neste período confraternização é quando devemos ter um maior cuidado", disse. 

A diretora do Cevs alertou também para os cuidados que devemos ter para não confundir o vírus da gripe com um resfriado, rinite e até covid.

"Não se pode ficar com a ideia que é "só rinite". Em muitas pessoas pode ser parecido com a rinite, mas pode se manifestar como a síndrome gripal, com febre e dor no corpo:disse. 

Para identificar se a pessoa está realmente com o vírus e não o transmita para outras, Cynthia recomendou que se faça o teste. "Não tem como se diferenciar (covid-19 e gripe) sem um exame. Tem que fazer o teste", concluiu.

Fonte: GZH
influenza
gripe
h3n2
covid-19
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp