A Agroindústria do Nelsinho, gerida pela família de Nelson José Menin Gritzenco em parceria com Marcos Ortiz Orizenco, conquistou um importante passo para sua formalização: a inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.
O certificado foi entregue oficialmente na quarta-feira (13/12), na sede da agroindústria, em São Paulo das Missões, com a presença do prefeito, Oberdan Luís Rhoden, do vice-prefeito, Moacir Carlos Neis, bem como dos representantes da Emater, gerente regional e gerente adjunta, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski, chefe do escritório municipal, Júnior Kessler e os extensionistas Canísio Ittner Berwaldt e Simone Thume.
A agroindústria está instalada no prédio da antiga Escola Municipal da Linha Mila Centro, que estava desativado e foi cedido pelo Município. O produtor realizou com recursos próprios as devidas adequações para atender à legislação sanitária, tributária e ambiental. A agroindústria deve processar mandioca descascada, milho-verde, além da produção de hortigranjeiros "in natura" e em forma de conservas.
A agroindústria do Nelsinho é uma das mais de 600 agroindústrias da região de Santa Rosa que estão cadastradas ou inclusas no Peaf-RS, política pública que oferece através da Emater o apoio técnico para implantação, legalização, processos de produção e comercialização das agroindústrias.
O extensionista da Emater Canísio Berwaldt exemplifica no caso da agroindústria de São Paulo das Missões uma trajetória que contemplou o acompanhamento para adequação fiscal do CNAE, na área tributária, para o reconhecimento como microprodutor, o atendimento do licenciamento ambiental, sanitário bem como o cadastramento e a inclusão no Peaf-RS, que habilita ao uso do selo Sabor Gaúcho e a comercialização via bloco de produtor. "Através desta política, as famílias que têm a oportunidade de acessá-la alçam um novo patamar, atendendo às exigências da legislação e do mercado consumidor, com uma boa estrutura física, produtos de qualidade ofertados aos consumidores e aumento da renda das famílias envolvidas direta e indiretamente", destaca Berwaldt, ao lembrar também que quando o empreendedor comercializa seus produtos a nível regional, leva o nome do município em sua logomarca e movimenta recursos localmente.
O vice-prefeito salientou que o Município é parceiro ao reconhecer que estas iniciativas geram renda e arrecadação para o município. Já o prefeito, Oberdan Luís Rhoden, destacou a importância da parceria entre os produtores, entidades envolvidas e Administração Municipal ao se dar utilidade a uma estrutura pública, contribuindo com a geração de renda e empregos diretos e indiretos na comunidade.