Cerro Largo, 25 de agosto de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 26/02/2021 12:11:48 • Cerro Largo

Reciclagem e gestão de resíduos: um tema mais que atual

Projeto quer conscientizar a comunidade sobre a importância do correto descarte do lixo

Como sociedade, geramos uma grande quantidade diária de resíduos.

Infelizmente, a tendência geral é aumentarmos essa produção à medida que novos produtos são criados ou surgem novas necessidades em nossa vida diária.

Exemplo disso é que com a pandemia fomos obrigados a utilizar máscaras, gerando novos materiais descartáveis.

Diante da problemática envolvendo a gestão de resíduos, iniciativas importantes têm sido realizadas em nossa cidade para amenizar o problema, como o trabalho de reciclagem realizado pela Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos Pela Natureza (Coopercaun) e a iniciativa que gerou a Lei Municipal nº 2.878, de 16 de maio de 2019, que proíbe a distribuição e a venda de canudos plásticos descartáveis em Cerro Largo.

Ainda que seja de conhecimento de boa parte da população, sempre é necessário explicitar como a correta gestão de resíduos é uma conduta indispensável atualmente.

Materiais do nosso cotidiano levam períodos longos para se decompor, como vemos na lista a seguir:

Papel - 2 a 6 semanas;
Plástico - 450 anos;
Metal - 50 a 200 anos;
Vidro - 1 milhão de anos;
Lixo orgânico - 1 a 6 meses.

Nesse sentido, a reciclagem assume cada vez mais importância e destaque como uma atividade primordial para a sociedade, além de ter se tornado um meio de subsistência. Os estudos sobre a gestão de resíduos são recentes, tendo iniciado na década de 1970. Ainda que sociedades antigas demonstrassem alguma preocupação com a destinação de seus resíduos, a coleta seletiva e a reciclagem são atividades dos séculos XX e XXI.

Em Cerro Largo, a atividade de reciclagem realizada pela Coopercaun já está em seu terceiro ano de existência. Os trabalhadores da Coopercaun processam uma grande quantidade de materiais mensalmente, mais de 20 toneladas, gerando receita para diversas famílias e economia de custos para o município.

Assim, convidamos à comunidade em geral para apoiar direta ou indiretamente ações positivas em prol da correta gestão de resíduos.

Pequenas ações como separar o lixo corretamente, não utilizar copos descartáveis, utilizar máscaras de tecido laváveis e utilizar sacolas retornáveis podem gerar um grande impacto na diminuição dos resíduos gerados.

O Rotaract, por meio do projeto Juntos somos um só, buscará mobilizar a comunidade para praticar a correta separação do lixo e promover a reciclagem.

Colabore com essa iniciativa!

Fonte: Luís Henrique Franqui
rotaract
rotaract club
juntos somos um só
descarte lixo
coleta seletiva
reciclagem
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp