Representantes da Emater/RS-Ascar de 27 municípios da região administrativa de Santa Rosa participaram de capacitação sobre alimentação saudável. A ação deve impactar na alimentação de milhares de crianças e adolescentes, através da merenda escolar, e de famílias de integrantes dos grupos organizados de mulheres assessorados pela Instituição. As oficinas, conduzidas pela extensionista do escritório municipal da Emater de Alecrim, Leonice Kreutz, foram realizadas nos municípios de Roque Gonzales, no dia 14/07, e de Santa Rosa, no dia 18/07.
Na oportunidade foram apresentados modos de aproveitamento do alimento em seu formato integral, com a intenção de aliar a cultura alimentar à saúde, adaptando receitas com alimentos que são produzidos e estão disponíveis na região. Estas propostas serão multiplicadas pelos extensionistas junto aos responsáveis pelo preparo da alimentação escolar, seguindo o que preconiza a Resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa à promoção de alimentação saudável e segura de crianças e adolescentes na merenda escolar, com ampliação da oferta de alimentos in natura, restrição da oferta de alimentos industrializados/ ultraprocessados e proibição de açúcar e alimentos ultraprocessados na alimentação de crianças menores de três anos de idade.
Foram compartilhadas 13 receitas, sendo elas, pão de grãos, salgadinhos integrais, torta salgada de legumes, torta de milho com frango, empada integral, pizza de arroz, rocambole salgado, pastel assado integral, bolo integral salada de frutas, nega maluca integral, biscoito de aveia, waffle integral e muffin de maçã com canela. Todas essas receitas contribuem na prevenção de doenças do trato gastrointestinal, assim como auxiliam na regulação dos hormônios e do organismo como um todo.
Após a elaboração das receitas foi promovido um espaço de trocas de experiências sobre o preparo e discussão da contribuição dos ingredientes aproveitados para a saúde humana. O gerente regional da Emater José Vanderlei Waschburger, as assistentes técnicas regionais sociais Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto, assim como os supervisores microrregionais Joney Braun e Rubens Tesche, prestigiaram a capacitação.
A ideia é apresentar essas propostas também junto aos grupos organizados que mobilizam milhares de mulheres na região, impactando sobre a saúde e qualidade de vida destas e de suas famílias.