O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de oito milhões de cooperados, fundamenta sua atuação na inclusão e justiça financeira e no desenvolvimento sustentável dos seus cooperados, bem como das comunidades em que as cooperativas do Sistema estão inseridas.
No ano passado, o Instituto Sicoob beneficiou mais de dois milhões de pessoas por meio de 17,5 mil ações em 2,3 mil municípios brasileiros. De acordo com a instituição, esse impacto positivo foi possível graças ao engajamento e dedicação de 11 mil voluntários.
Esses dados foram consolidados no Relatório Anual do Instituto Sicoob, que está organizado em três eixos de atuação: Cidadania Financeira, Cooperativismo e Empreendedorismo, e Desenvolvimento Sustentável. O documento detalha os programas e ações desenvolvidos em cada um desses pilares, demonstrando o compromisso da instituição com a transparência e a responsabilidade social.
Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, ressalta a importância do Relatório Anual como uma ferramenta de prestação de contas e transparência para a sociedade. "O Relatório Anual é uma demonstração inequívoca do nosso compromisso com a transformação social. Além de prestar contas, ele inspira confiança e reforça nosso papel como agentes de mudança nos territórios em que atuamos. Nosso objetivo é continuar promovendo a inclusão e justiça financeira e o desenvolvimento sustentável, engajando novos voluntários e incentivando cada vez mais os cooperados e a comunidade em geral", afirma o dirigente.
Clínicas Financeiras: ofereceram orientação financeira individualizada e gratuita para mais de 8 mil pessoas em 16 estados.
Coleção Financinhas: programa de educação financeira infantil que beneficiou mais de 395 mil crianças e jovens em 22 estados.
Concurso Cultural: a 12ª edição, com o tema "Escola que coopera faz um futuro melhor", impactou mais de 296 mil pessoas em 2.772 instituições de ensino.
Patrocínio de Projetos: 67 projetos nas áreas da cultura, esporte, infância e adolescência, idoso, saúde PCD e oncologia receberam R$ 12,7 milhões em patrocínio e doações.