Entre as centenas de caminhoneiros brasileiros que estão isolados na Cordilheira dos Andes desde a semana passada, em virtude das fortes nevascas que atingem aquela região, há vários missioneiros.
Um deles é Jairo Eliseu Kohl, morador de Porto Xavier. Ele conversou com a Rádio Missioneira, de São Luiz Gonzaga, na sexta-feira (15) e relatou a situação dramática enfrentada.
Jairo está retido nas montanhas há 10 dias. Ele e vários caminhoneiros estão parados em uma aduana, ainda em território argentino, na fronteira com o Chile. "Estamos esperando o Paso Internacional Los Libertadores ser reaberto para seguir viagem até Santiago", relatou.
O caminhoneiro missioneiro está dormindo e se protegendo no caminhão. "Hoje amanheceu nevando muito e o frio é intenso", conta. Jairo destaca que muitos de seus colegas estavam subindo a cordilheira quando foram surpreendidos pela grande nevasca do fim de semana passado. Cerca de 300 foram resgatados pelo Exército Chileno e, agora, estão em abrigos no Chile. "Pelo que sabemos, estão sendo muito bem tratados", disse.
Jairo informa que a esperança é de que a partir de terça-feira (19) o sol volte a aparecer nos Andes, oportunidade em que as condições meteorológicas ficariam mais favoráveis.
"Estamos bem, isso que importa. Sabemos que em casa, todos também estão bem e isso nos conforta. Espero que a gente saia logo daqui. Torçam por nós, pois nossa vida não é facil", concluiu o porto-xavierense.