Realizou-se no último domingo, dia 1º de julho, a terceira edição da Romaria a São Pedro, que contempla um trajeto entre a Igreja Matriz e o monumento São Pedro, no Centro Germânico Missioneiro, em São Pedro do Butiá.
A romaria iniciada na igreja matriz, com a acolhida dos romeiros, seguiu em procissão ao Centro Germânico Missioneiro, sendo que no decorrer do trajeto, ocorreu parte da liturgia com orações, mensagens, cânticos e encenações e no Centro Germânico Missioneiro, prosseguiu a celebração da missa e após a queima dos pedidos e agradecimentos.
Nesta romaria tivemos um momento muito especial, quando São Pedro do Butiá recebeu a visita da escultura de São Pedro Missioneiro, imagem sacra missioneira barroca, feita em cedro policromado no século XVIII, de propriedade do casal Eugênio e Nara Frizzo, que por intermédio do irmão marista e historiador Edson Hüttner, esteve exposta na Biblioteca Central Irmão José Otão da PUC-RS.
A referida escultura, foi conduzida pelo casal proprietário, Eugênio e Nara Frizzo, irmão Édison Hunter, e acompanhada pelo prefeito Martinho Berwanger e primeira-dama Elevenir Pereira Barbosa, e por Pedro Birk, presidente do Conselho Municipal de Turismo, e acolhida por um grupo de idosos, representando os fundadores da Paróquia São Pedro Apóstolo e/ou pioneiros do município.
Foi um momento de grande emoção, fé e religiosidade, tanto para o grupo que acolheu a estátua em frente ao altar, bem como aos fiéis que assistiram o ato.
Ao meio-dia foi servido o almoço à base de peixe frito, bolinho de peixe e cuca a cargo da Emater/RS-ASCAR-Grupo do Peixe; durante a tarde a confraternização e animação seguiu com Marcelo Rademann e família e a meia tarde foi servido o tradicional café à moda kerb, organizado pelo grupo de mulheres assistidas pela Emater.
A 3ª Romaria a São Pedro com certeza foi um mais um dia de encontros, de fé, esperança, integração e religiosidade, o que, com certeza continuará se repetindo nos anos vindouros.