Agricultores associados da Cooperativa da Agricultura Familiar de Salvador das Missões (Coopaf Vida Nova), participaram de capacitação promovida pela Emater/RS-Ascar com informações que podem contribuir na gestão da cooperativa, bem como com a maior visibilidade de seus produtos. A ação foi realizada no dia 12 de setembro, junto à sala de reuniões da Secretaria da Agricultura.
O vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura, Leomar André Henrich, esteve presente e enalteceu as oportunidades de construir conhecimentos e buscar capacitação como forma de qualificar as atividades desenvolvidas pela cooperativa e seus associados.
A extensionista rural da Emater, Janete Teresinha Cegielka orientou sobre o regramento do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), instrumento que substitui a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e das formas associativas de organização da agricultura familiar para fins de acesso a políticas públicas diferenciadas, incluindo-se as cooperativas singulares da agricultura familiar.
Já a tecnóloga em Alimentos da Unidade de Cooperativismo da Emater, Eliane Denise Schmidt abordou a rotulagem dos alimentos, apresentando orientações sobre a identificação completa, desde sua origem até as características gerais, com as informações necessárias que permitam ao consumidor fazer suas escolhas de maneira clara e segura. "O rótulo oferece informações sobre proteção à saúde do consumidor e, portanto, deve apresentar itens obrigatórios e não deve conter elementos que possam induzir o consumidor ao engano", destacou Eliane.
O uso de redes sociais como forma de dar visibilidade aos produtos e ao trabalho realizado pela cooperativa foi abordado na explanação da jornalista da Emater da região administrativa de Santa Rosa, Deise Anelise Froelich.