Nesta sexta-feira (26/07), circulam as últimas edições impressas dos jornais A Noticia (São Luiz Gonzaga) e Folha da Produção (Cerro Largo). O periódico são-luizense era um dos mais longevos em atividade no Rio Grande do Sul, enquanto o jornal cerro-larguense estava entre os mais antigos na região Noroeste do estado.
A Noticia encerra suas operações impressas ao completar 90 anos de história, com a edição de número 8.506; enquanto a Folha da Produção comemorou o 51° aniversário ontem (25 de julho), após circular 2.693 edições ao longo das últimas cinco décadas.
Os dois periódicos foram fundados pelo saudoso jornalista José Grisolia. No auge de sua história, o grupo A Noticia chegou a editar simultaneamente seis jornais. Além dos já citados, ainda existiam a Folha de Santiago e a Folha de Uruguaiana, já extintos, e a Folha de São Borja e A Plateia, de Santana do Livramento, que foram vendidos a terceiros. Depois a direção da empresa passou ao filho, jornalista José Grisolia Filho e, na sequência, ao neto Thiago Guimarães Grisolia.
Há dois anos e meio, a empresa Nova Design, do empresário são-luizense Vinicius Chollet, assumiu o controle dos periódicos.
Várias mudanças foram feitas. A Noticia deixou de ser bissemanal e passou a circular uma vez na semana, assim como a Folha da Produção, ambos na sexta-feira. Além disso, passou a haver um compartilhamento de conteúdo entre as redações e um novo projeto gráfico e de design foi implantado.
Empresa em atividade mais antiga em São Luiz Gonzaga, A Noticia seguirá como editora de livros e revistas, além da prestação de outros serviços do gênero editorial. O site do jornal também será mantido.
O jornal cerro-larguense, que já tinha fechado sua redação física em março deste ano, encerra suas operações no município.
Nos últimos meses, não estavam sendo feitas novas assinaturas e as renovações eram efetivadas até julho, para que nenhum assinante ficasse com jornais a receber, demonstrando a seriedade que sempre pautou a história da Folha.
Na capa da última edição da Folha da Produção, Vinicius Chollet publicou um editorial em que aborda o encerramento das atividades do jornal. Eis o conteúdo:
"É com um misto de gratidão e nostalgia que nos dirigimos a vocês neste momento tão significativo na história do nosso jornal. Desde 1973, o jornal Folha da Produção tem sido uma presença constante em suas casas, levando informação, histórias e acontecimentos que moldaram nossa comunidade.
"Hoje, comemoramos 51 anos dessa jornada incrível, ao mesmo tempo em que anunciamos a interrupção das edições impressas do fornal Folha da Produção. Nosso compromisso sempre foi com a verdade e a transparência, e é nesse espírito que compartilhamos essa decisão difícil.
"Ao longo das décadas, testemunhamos transformações tecnológicas, sociais e culturais que impactaram profundamente o mundo do jornalismo. Adaptamos nosso conteúdo, modernizamos nossas práticas e, acima de tudo, permanecemos fiéis à nossa missão de informar com responsabilidade e credibilidade.
"Há dois anos e meio, a Nova Design assumiu a direção deste jornal com a missão de continuar seu legado de excelência jornalística. Desde então, nos empenhamos em honrar a confiança depositada em nós, trazendo histórias que informam, inspiram e provocam reflexão.
"Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a todos os leitores, assinantes, anunciantes e colaboradores que fizeram parte dessa jornada. Vocês foram e continuam sendo a razão de nossa existência.
"Cada história contada, cada notícia veiculada, só foi possível graças ao apoio e à confiança de todos vocês. À nossa dedicada equipe, não há palavras que possam expressar adequadamente nossa gratidão. Cada um de vocês contribuiu para o sucesso e a qualidade do nosso jornal.
"Juntos, enfrentamos desafios, celebramos vitórias, digerimos as derrotas e, acima de tudo, permanecemos fiéis ao nosso compromisso com a verdade e com os nossos valores.
"Aos nossos anunciantes, nosso sincero agradecimento pelo suporte financeiro e pela parceria ao longo dos anos. Vocês desempenharam um papel crucial em manter nossas operações e nos permitiram continuar nossa missão de informar e tentar educar nossa comunidade.
"Reconhecemos que a falha em mantermos o jornal circulando é um reflexo dos desafios que enfrentamos, mas também nos trouxe valiosos aprendizados e a humildade de aceitar que, no final das contas, quem realmente manda é a comunidade. Afinal, nada como a preferência por memes e notícias de 280 caracteres para nos mostrar o que realmente importa para as pessoas.
"Esta experiência nos ensinou a importância de ouvir e adaptar-nos às necessidades de nossos leitores, mesmo que isso signifique encarar a dura realidade de que o profundo e o investigativo nem sempre são os preferidos.
"Como disse Jim Rohn, "você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo". Portanto, vale lembrar que somos o resumo dos nossos hábitos. É fácil culparmos o destino, a sociedade ou qualquer outra coisa pelas circunstâncias das nossas vidas, mas a verdade é que as nossas escolhas e atos têm um impacto direto no nosso presente e futuro. Se nos cercamos de mediocridade, adotamos hábitos destrutivos e não poderemos nos surpreender com os resultados.
"Este não é um adeus, mas uma transformação. Embora ainda não saibamos exatamente o que o futuro nos reserva, uma coisa é certa: o jornal Folha da Produção sempre estará junto com a comunidade cerro-larguense e da região.
"Os próximos capítulos da história são com vocês.
"Boa sorte!
"Muito obrigado",
Vinicius Chollet