Com a perspectiva da utilização adequada do crédito como ferramenta para o desenvolvimento rural, técnicos dos 45 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa, divididos em dois grupos, participaram de encontro na sexta-feira (14/07), em Roque Gonzales, e na terça-feira (18/07), em Santa Rosa, para discutir e nivelar formas de promover as políticas de crédito junto ao público beneficiário.
Os encontros foram conduzidos pelo assistente técnico regional da Emater Fernando Berwanger, com a presença do gerente regional José Vanderlei Waschburger e dos supervisores microrregionais Joney Braun e Rubens Tesche.
Por meio do último Plano Safra, que esteve vigente de julho de 2022 a julho de 2023, técnicos da Emater promoveram o acesso ao crédito e seguro rural junto a aproximadamente 7 mil famílias da região de Santa Rosa.
Ao longo deste período foram elaborados 2.911 projetos de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sendo 1.698 para custeio das atividades e 1.213 para investimento. Já em relação ao seguro agrícola foram realizadas 4.002 vistorias para o acesso ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), sendo a expressiva maioria em lavouras de verão devido à estiagem prolongada que atingiu a região.
Com o Plano Safra 2023/2024 a expectativa é promover o acesso a crédito de custeio e investimento em melhorias na produção e na propriedade de milhares de famílias da região de Santa Rosa que, com isso, devem ampliar a renda e a qualidade de vida. Com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo, os beneficiários podem adquirir insumos para melhoria da fertilidade do solo, fazer o custeio de culturas e da produção pecuária, investir na infraestrutura da propriedade, construir silos, ampliar e construir armazéns, adquirir e instalar estruturas de cultivo protegido, comprar tanques de resfriamento de leite e ordenhadeiras, comprar máquinas agrícolas, instalar energia solar fotovoltaica, entre outros.