Cerro Largo, 17 de julho de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 09/03/2019 09:45:31 • Educação

Trabalho da ITCEES premiado pelo Ministério do Meio Ambiente e ONU Meio Ambiente

Professoras Alcione e Louise com estagiários da Incubadora Tecnossocial da UFFS (Luís Henrique Franqui)

Pensando no fortalecimento da gestão ambiental municipal, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) realizaram um estudo para indicar as melhores práticas em ações de sustentabilidade para a gestão municipal, com vistas a potencializar a institucionalização e implantação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos municípios brasileiros.

Como parte do estudo, foi realizada uma chamada pública em novembro de 2018 que convidou órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, cooperativas e organizações não governamentais a inscreverem iniciativas (práticas, projetos, programas e políticas) com resultados positivos comprovados durante sua implementação em órgãos públicos ou na execução de políticas públicas.

Para a seleção das boas práticas foi utilizado um sistema de avaliação embasado nos três pilares da sustentabilidade e em 15 indicadores, que mediram os impactos ambiental, social e econômico de cada trabalho inscrito.

INCUBADORA

Ao todo a chamada pública recebeu 297 inscrições e, ao final, foram selecionadas 125 boas práticas que já estão sendo divulgadas pelo programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3), sendo que algumas dessas iniciativas farão parte de uma cartilha da A3P.

A Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, inscreveu o trabalho "Ações do Fórum de Gestão Social: mudanças e novas perspectivas para o Município de Cerro Largo/RS", assinado por Louise de Lira Roedel Botelho, Alcione Aparecida de Almeida Alves, Denise Ivete Reis, Fabiano Kapelinski, Carolina Back Olegário, Eduardo Alex Karnikowski, Julia Villela Toledo Ferreira, Matheus Araújo do Amaral, Paola Vogt, Ronnie Reus Schroeder, Aline Raquel Müller Tones e Evandro Pedro Schneider, que foi premiado como uma das iniciativas selecionadas na chamada pública.

RESULTADOS

O trabalho demonstrou a viabilização de suporte técnico no âmbito da economia solidária dentro de uma incubadora de negócios sociais. Localizada em Cerro Largo (RS), no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a ITCEES incubou a COOPERCAUN e trabalhou para fortalecer vínculos e possibilidades, juntamente com atores sociais, buscando a promoção do desenvolvimento regional sustentável, sendo os principais resultados verificados:

Redução de cerca de 50% no valor gasto pela Prefeitura de Cerro Largo com a destinação correta de resíduos sólidos urbanos em 2018;

Mobilização e conscientização da sociedade para a segregação correta dos recicláveis; e

Atuação conjunta entre a coleta seletiva municipal e a cooperativa incubada.

Estes resultados foram fruto de algumas atividades realizadas e/ou em desenvolvimento, como:

Formalização da Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos pela Natureza (COOPERCAUN);

Seleção da COOPERCAUN para ser fortalecida pela ITCEES;

Capacitação e sensibilização dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis (capacitação gerencial e ambiental com a ITCEES; geração de trabalho e renda junto ao Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Cerro Largo); e

Educação ambiental aplicada à educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas de Cerro Largo e à comunidade.

RECONHECIMENTO

"O prêmio que a Incubadora, por meio do Fórum de Gestão Social, recebeu do Ministério do Meio Ambiente e da ONU Meio Ambiente, vem consolidar o papel da Universidade, dentro da atuação em projetos socio-ambientais", destacou a professora doutoraLouise Botelho.

"Este projeto poderá servir de subsídio para outros Municípios, principalmente os localizados na região Noroeste do Rio Grande do Sul. E é um reconhecimento do trabalho da Universidade, em termos de pesquisa e extensão", finalizou a professora doutora Alcione Alves.

Fonte: Luís Henrique Franqui
uffs
uffs cerro largo
itcees
incubadora
fórum de gestão social
onu meio ambiente
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp