Cerro Largo, 05 de fevereiro de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 04/02/2025 17:23:23 • Região

Aumentam ataques de cães a leituristas da Cermissões

Na área da cooperativa, em 2024 os ataques a leituristas aumentaram 130,43%
Foto: Assessoria de Comunicação Cermissões

O número de impedimentos de acesso para leitura de medidores de energia aumentou 130,43% em 2024. Foram 159 registros, comparados a 69 casos em 2023

O episódio mais recente ocorreu em 15 de janeiro de 2025, na cidade de Santo Antônio das Missões, quando o leiturista Tadeu de Mattos Severo foi atacado por um cão. Ele precisou de atendimento médico e foi afastado temporariamente de suas atividades por precaução.

RELATO DO LEITURISTA

"Ao chegar para realizar a leitura, percebi que havia um medidor na área externa e outro dentro do pátio, cerca de 10 metros para dentro da propriedade. Ao abrir o portão para acessar o segundo medidor, vi que havia cinco cães no local. No momento em que entrei e fechei o portão, um dos cães conseguiu me atacar, causando ferimentos. Apesar da mordida, finalizei a leitura e informei a moradora antes de seguir para o próximo endereço".

Os ataques a leituristas da Cermissões são frequentes e, embora nem sempre resultem em ferimentos graves, representam riscos físicos e psicológicos para esses profissionais.

MEDIDAS DE SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE DOS TUTORES

A Cermissões solicita que os associados mantenham seus cães presos nos dias de leitura, cuja data consta na fatura de energia. Além disso, recomenda-se que os proprietários:
- Sinalizem o local com placas de advertência.
- Evitem que o animal escape ao abrir o portão.
- Instalem o medidor em local acessível, sem necessidade de contato direto com cães soltos.

De acordo com Anderson Sá, coordenador do Setor Comercial, os leituristas estão orientados a não realizar a leitura em locais onde houver risco de ataques.

A legislação brasileira também estabelece a responsabilidade dos tutores:
Art. 936 do Código Civil
"O dono ou detentor do animal ressarcirá o dano por este causado, salvo se provar culpa da vítima ou força maior."

Ou seja, se um cão atacar alguém ou causar prejuízo, o proprietário será responsabilizado pelos danos. Em casos de ferimentos, ele deve cobrir despesas médicas e eventuais prejuízos financeiros. Se houver lesões permanentes, a indenização pode incluir pagamento de pensão proporcional à perda da capacidade de trabalho.

POSSÍVEL SUSPENSÃO DO FORNECIMENTO DE ENERGIA

Diante do aumento de incidentes, a Cermissões determinou que os leituristas não entrem em propriedades onde houver cães soltos.

Caso a leitura do medidor seja impossibilitada, o associado será notificado para:
- Prender os cães no dia da leitura ou realizar a autoleitura, informando o consumo pelos canais da Cermissões:
- 0800-541-1122
- WhatsApp (55) 3355-3000
- Aplicativo Cermissões
- Postos de Atendimento

Se as normas não forem seguidas, o fornecimento de energia poderá ser suspenso até a regularização da situação.

De acordo com Maigo Leal da Rocha, do Setor Comercial, somente em 2024 foram registrados 159 casos em que os leituristas não puderam realizar a leitura devido a cães soltos.

A Cermissões reforça seu compromisso com a segurança de seus funcionários e pede a colaboração dos associados para evitar novos incidentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
cermissões
ataques
cães
leituristas
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp