Um filhote - que inicialmente pensou tratar de uma jaguatirica - foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (21/10), ao lado da pista de rolamento da rodovia ERS 561, próximo à cidade de Dezesseis de Novembro, possivelmente vítima de atropelamento.
Segundo informações do Portal RD, o felino foi encontrado morto por um transeunte, entre as localidades de Bom Retiro e Laranjal, interior daquele município.
O felino encontrado morto na ERS 561 não é uma jaguatirica. Saiba mais AQUI!
A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.
Diferente da onça que pode pesar mais de 100kg, a jaguatirica pesa no máximo 16kg, mas ainda que de menor porte, também é uma incrível predadora.
Jaguatiricas são animais carnívoros que se destacam por serem caçadores oportunistas. Em geral, alimentam-se de mamíferos pequenos, podendo ingerir também anfíbios, répteis e aves.
Vale salientar que esses animais também se alimentam de presas maiores, como macacos, capivaras e pacas.
Com beleza exuberante, é frequentemente alvo da caça para comércio de sua pele e também para tráfico ilegal da espécie, mantida como animal de estimação.
Infelizmente, a jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 80.
Dependendo da localização, a espécie está nas categorias "pouco preocupante", "vulnerável" e "criticamente em perigo" segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Há locais em que ela já foi extinta (América do Norte).