


O Governo Municipal de Cerro Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou em suas redes sociais um relatório das atividades envolvendo a vacinação contra a Covid-19.
O Município recebeu até o momento 648 doses de vacina, sendo que destas, 159 são para a segunda dose, tendo seu cronograma de aplicação conforme as normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de Saúde.
A seguir, o relatório/cronograma de recebimento das doses de vacinas e sua aplicação:
Dia 20/01/2021
Recebidas 159 doses da vacina CoronaVac/Butantan para vacinar profissionais da saúde linha de frente contra a Covid-19 e idosos acima de 60 anos em instituições de longa permanência, bem como os profissionais que lá trabalham, sendo que destas 101 foram profissionais da saúde e 58 idosos institucionalizados (Lar do idoso de Cerro Largo e ala Betânia do convento), conforme normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de Saúde.
Dia 25/01/21
Recebidas 100 doses de Oxford/Fiocruz para serem aplicadas em profissionais da saúde que ainda não haviam sido contemplados e agentes funerários conforme normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de Saúde. Sendo aplicadas em 94 profissionais e seis agentes funerários.
Dia 01/02/2021
Recebidas 50 doses da CoronaVac/Butantan para aplicar nos profissionais da saúde de instituições privadas conforme normativas da Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de Saúde, o que ocorreu. Também nesse mesmo dia recebidas 159 segundas doses da vacina CoronaVac/Butantan para serem aplicadas após 28 dias da primeira dose (iniciada dia 20/1).
Dia 08/02/21
Recebidas 20 doses para profissionais da saúde remanescentes não contemplados anteriormente e 240 doses para idosos a partir de 85 anos as quais tiveram aplicação iniciada no dia 11/02/21 conforme agendamentos realizados. Até o início da tarde de ontem (12/2), foram aplicadas 20 doses em profissionais da saúde e 180 doses em idosos a partir de 85 anos (dessas 12 foram aplicadas em cuidadores de idosos acamados, pois três cuidadores ou se negaram a fazer ou estavam com alguma contraindicação).
As outras 60 doses estão sendo agendadas conforme a procura dos idosos, vistos que para abrir um frasco há a necessidade de ter 10 pessoas agendadas e aptas a fazer a vacina, dado ao baixo tempo de guarda da vacina após a abertura do frasco.
A Secretaria de Saúde conclama aos idosos acima de 85 anos, que ainda não fizeram o agendamento, que o façam com a maior brevidade possível, para fins de organização e melhor desempenho do plano de vacinação.
Segundo levantamento, devem sobrar doses desta faixa estaria, pois há idosos que não querem ser vacinados, e assim ocorrendo, serão convocados a se vacinarem os beneficiários da categoria posterior segundo determinado pelos planos de vacinação e gerenciados pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Obs.: Nestas 240 doses incluem-se os idosos acamados a partir de 85 anos bem como um cuidador para cada acamado.
Salienta-se que o Município está seguindo rigorosamente as normativas impostas pelos Comitês (COE), Secretaria Estadual de Saúde e 12° Coordenadoria de Saúde, e que as informações são passadas à equipe por meio de reuniões online com a Coordenadoria e suas normativas.
As informações a respeito dos públicos alvo para aplicação das vacinas são passadas diretamente pela Coordenadoria Regional de Saúde, segundo os planos Nacional e Estadual de Vacinação, disponíveis para consulta por meio de dois links (Clique AQUI e AQUI).
Destaca-se que sob a ótica da legislação da saúde e também da Lei Geral de Proteção de Dados, o Município não disponibilizará, para consulta pública, relação com nomes e dados dos vacinados, ressalvados eventuais pedidos formulados pelos órgãos de controle e fiscalização, ficando, neste caso, sob a responsabilidade desses órgãos eventual divulgação e uso indevido dos nomes.
Por fim, Administração Municipal de Cerro Largo informa que prima pela transparência e que assim que foram recebidas mais doses, a quantidade e o público-alvo serão objeto de ampla divulgação por meio dos meios oficiais de comunicação.