Sicredi União RS/ES, instituição financeira cooperativa, realizou assembleia de fundação da segunda cooperativa escolar na região de atuação. A Coopercraft, como foi denominada, é formada por 24 estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Padre Afonso Rodrigues, da localidade de Vila Santa Catarina, em Salvador das Missões.
Segundo Tatiane Hahn, gerente das agências de Salvador das Missões, o programa tem a gestão do Sicredi e visa difundir os princípios do cooperativismo como proposta educativa. "Os estudantes são protagonistas, atuando como lideranças e buscando a cooperação", salientou.
A assembleia geral de fundação da Coopercraft aconteceu na noite da terça-feira (20/11), no auditório da escola, e contou com a participação da comunidade local, representantes de cooperativas do município, autoridades e público em geral, bem como representantes da primeira cooperativa escolar, a Cooperall, do Colégio Concórdia, de Santa Rosa.
A presidente da Coopercraft, Fernanda Theobald da Silva, contou sobre o processo de aprendizagem para a fundação da cooperativa. "Tivemos muitos interessados e muito alegres de fazer algo diferente. A gente ficou muito feliz de ter a nossa professora orientando esse Programa. Todos se empenharam muito, em estudar os princípios, estatuto, como iríamos criar o nosso, saber como ia ser uma organização, exemplo de cooperativas para criar nossa logo. E tudo foi feito muito em união".
Fernanda ressaltou que quando a professora trouxe sobre o papel de líderes e as habilidades necessárias para exercer o cargo, ela se identificou e quis experimentar esse desafio também para crescimento, além de enfatizar a gratidão de a primeira presidente ser uma mulher. "Me sinto feliz e realizada em ser uma mulher, a primeira presidente da cooperativa e é uma experiência nova. Acho que é importante, é um exemplo para as outras meninas que querem ser presidente algum dia. Não importa se é homem ou mulher, você pode ter o cargo que quiser, só basta o esforço", ressaltou
A Coopercraft terá como objeto de aprendizagem o artesanato, com destaque para bordados e pinturas. Os trabalhos produzidos serão comercializados e o resultado terá a destinação conforme o estatuto da cooperativa.
Ângela Redel Scherer, professora orientadora do programa, relatou sobre sua participação nesse trabalho. "Aceitei o desafio por perceber o quanto se fazia necessário um trabalho de educação financeira e empreendedorismo em nossas crianças, mas jamais imaginei o quanto esse Programa traria muito mais que isso. É gratificante olhar essas crianças trabalhando coletivamente e formando lideranças para nossa comunidade, além de ver a participação e apoio da comunidade ao Programa. Isso é sinal de que também almejam algo a mais para seus filhos", explicou Ângela.
O programa Cooperativas Escolares, do Sicredi, chegou em Salvador das Missões quando a Secretaria de Educação do município buscava por programas educacionais, e a secretária Cheila Köeler Spies entrou em contato com o Sicredi que fez a apresentação do programa Cooperativas Escolares. ‘‘Com a ideia, nos reunimos com a administração municipal e com a direção e professores da Escola para a efetivação da proposta’’, disse. Segundo ela, o programa tem um papel decisivo para a formação de lideranças na comunidade, incentivando o espírito cooperativo.
Para o prefeito de Salvador das Missões, Vilson Schons, a Coopercraft exercerá um importante papel aos estudantes envolvidos. "É um aprendizado que esses alunos irão levar para a vida toda. Foi uma satisfação acompanhar e ver, pela primeira vez, a fundação de uma Cooperativa em nosso município", explicou.