


Com o objetivo de aumentar o controle de estoque sobre os medicamentos, visando o uso racional dos mesmos e com isso evitando o desperdício e mau uso dos fármacos, o Governo Municipal de Cerro Largo, por meio da Secretaria da Saúde, está centralizando o local de distribuição dos remédios.
Conforme o secretário de Saúde Júlio Ledur, a medida também busca economia, procurando reverter custos para a manutenção de todos os medicamentos do elenco da Farmácia Básica.
A entrega de todos os medicamentos constantes na receita em um único local, também visa a adesão ao tratamento do paciente, pois, por uma questão de legislação sanitária os medicamentos psicotrópicos (controlados) e antibióticos só podem ser dispensados na Unidade Central de Farmácia e já não podiam ser retirados em ESFs.
Como cerca de 80% dos tratamentos contém pelo menos um medicamento pertencente a uma dessas classes, os usuários podiam retirar os remédios (analgésico) no ESF de origem, mas também tinham que retirar os controlados ou analgésicos na Unidade Central.
"Por conta disso, muitas vezes o paciente acabava não aderindo ao tratamento, pois em uma receita que continha o analgésico e o antibiótico, por exemplo, o paciente retirava no ESF mais próximo da sua casa, o analgésico e não vinha no Posto Central retirar o antibiótico, causando assim enorme prejuízo no seu Tratamento", diz Ledur.
Com a centralização, a farmácia da rede municipal de saúde estará funcionando unicamente no Posto de Saúde Central. Os medicamentos que antes eram dispensados nos ESFs do Bairro Brasília e Expocel, deverão ser retirados na farmácia do Posto de Saúde Central.
O secretário de Saúde, Júlio Ledur, destaca ainda que atualmente o elenco de medicamentos disponibilizados pela Secretaria da Saúde é excelente, contemplando o tratamento de diversas patologias e que a centralização é uma medida de gestão que possibilitará ao Município manter durante todos os períodos do ano o quantitativo de estoque de medicamentos suficiente para atendimento dos usuários.