Foram mais de 400 quilômetros percorridos para que os alimentos produzidos por agricultores de São Pedro do Butiá chegassem a atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari, na sexta-feira (24/05). O município missioneiro abraçou Cruzeiro do Sul e tem realizado ações in loco desde então, com o apoio da Prefeitura e de diversos voluntários, que permaneceram no local por mais alguns dias, preparando alimentos e prestando apoio em diferentes áreas.
A ideia inicial era preparar 400 refeições diárias, entre almoços e jantares, para as pessoas atingidas pelas enchentes, contudo, diante da necessidade encontrada esse volume passou para 750 refeições por dia. Elas são elaboradas a partir de alimentos doados pela população de São Pedro do Butiá, como mais de 200 quilos de mandioca descascada, arroz, frutas, salsa, cebolinha, banha, farinha, açúcar, batata-doce, ovos, 100 quilos de carne de frango, entre outros.
Por meio dos grupos organizados de mulheres da Emater/RS-Ascar, foram produzidos 100 quilos de bolachas e mais de 90 cucas e 60 pães, em forno de barro. Receitas que atravessam gerações e fazem parte da história e da cultura local hoje levam mais sabor e esperança às famílias que as recebem.
Também foram doados em torno de 1.200 quilos de carne suína, frango e de gado, devidamente inspecionada, para utilização no preparo das refeições aos desalojados e a voluntários que trabalham no local. Uma forma de levar segurança alimentar e nutricional neste momento de dificuldades.
Produtos de higiene e limpeza, bem como agasalhos também foram doados. Valores em dinheiro enviados por butiaenses foram aproveitados para aquisição de outros ítens que famílias dos meios rural e urbano do município de Cruzeiro do Sul estavam precisando, levantados com o apoio da Emater local, como panelas, talheres, chaleira, frigideira, entre outros.