A quarta edição da Trilha dos Santos Mártires de Bike acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro, com início no Passo do Padre, na comunidade de Santo Isidro, em São Nicolau, passando pelos municípios de Pirapó, Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, Rolador e culminando em Caibaté, no Santuário do Caaró. O percurso de aproximadamente 180km tem como objetivo principal rememorar os acontecimentos históricos das primeiras reduções jesuíticas-guarani na margem oriental do Rio Uruguai.
Durante os três dias de realização do evento são visitados importantes atrativos da região como os Sítios Arqueológicos de São Nicolau e Nossa Senhora da Candelária do Caaçapamini, a Cruz do Padre João de Castilhos, os Santuários de Assunção do Ijuí e Caaró, além do Cerro do Inhacurutum e do Centro Germânico Missioneiro. Os pernoites e as refeições ficam a cargo das comunidades, que recebem os trilheiros com atividades artísticas/culturais diversas. Este ano foi incluso no roteiro a comunidade pomerana da Esquina Emanuel, como uma forma de apresentar a diversidade cultural e étnica da região missioneira.
A Trilha é conhecida pela sua abordagem espiritual, ambiental, e histórico. Este ano, durante a realização da IV edição da Trilha de Bike será lançado um estudo técnico para a implementação da sinalização da Trilha dos Santos Mártires das Missões. As ações preveem o mapeamento, classificação do percurso, e a implementação da sinalização definitiva. Esta ação visa dar uma maior visibilidade para a Trilha e projetá-la como um potencial roteiro turístico da Região das Missões.
As associações Amigos da Trilha dos Santos Mártires e Pró-Giro Bike Clube convidam toda a comunidade regional para participar da programação:
1º DIA – 14/10/2022 - SEXTA-FEIRA - 65 Km
- 8h Abertura oficial da Trilha de Bike no Passo do Padre e integração com alunos da EEEM São Izidro.
- 9h30min Palestra sobre "A relação da bicicleta com a sustentabilidade local" pelos integrantes da Associação Pró-Giro Bike Clube, na EMEF Monte Alegre.
- 11h30min Guiamento e visita ao Sítio Arq. São Nicolau por Andreia Maciel.
- 12h Almoço e confraternização no município de São Nicolau.
- 16h Acolhida e plantio de árvores nativas na Praça Municipal de Pirapó.
- 17h Travessia do Rio Ijuí pela barca de Pirapó com destino a Roque Gonzales.
- 18h30min Guiamento e visita à Cruz do Martírio de João de Castilhos.
- 20h Missa no Santuário Assunção do Ijuí.
- 21h Oficina sobre “Implementação da Sinalização da Trilha – RBTLC” por Cleber Magalhães Tobias. Atividades artísticas, jantar e pernoite no local.
2º DIA – 15/10/2022 – SÁBADO - 65 Km
- 7h Café da manhã.
- 7h30min Início do 2º dia. Saída com destino a São Pedro do Butiá.
- 9h Guiamento e visitação ao Cerro do Inhacurutum.
- 11h30min Recepção na Comunidade da Esquina Emanuel onde será proferida uma palestra sobre "O mito insiste, o ser ressurge: história, legados e releituras sobre os acontecimentos do Inhacurutum do século XVII", pelo Prof. Josnei Weber.
- 12h Atividades artísticas/culturais e almoço típico pomerano. Plantio de árvores.
- 15h30min Visitação ao Centro Germânico Missioneiro no município de São Pedro do Butiá.
- 16h30min Integração conjunta com a 2ª Descida Ecológica do Rio Ijuí no Sítio Ferst. Momento cultura e plantio de árvores.
- 17h Travessia do Rio Ijuí pela barca do Passo Novo com destino ao Rolador.
- 19h Chegada no Rincão dos Pires com recepção no CTG Presilha do Rio Grande.
- 21h Atividades artísticas/culturais, jantar e pernoite.
3º DIA - 16/10/2022 – DOMINGO - 55 Km
- 7h Café da manhã.
- 7h30 Início do 3º dia. Saída com destino à Caibaté.
- 8h Guiamento e visitação ao Sítio Arq. Caaçapamini no Rolador.
- 11h30 Plantio de árvores no Parque Municipal de Exposições de Caibaté.
- 12h Recepção com almoço no CTG Sentinelas do Caaró.
- 13h Apresentação teatral pelos alunos da EMEF Nossa Senhora Conquistadora (Educandário)
- 16h Encerramento oficial da Trilha no Santuário do Caaró.