


O professor Anderson Alves Ribeiro foi escolhido pela comunidade universitária e pelo CONSUNI (Conselho Universitário) para ser o Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), mas o presidente Jair Bolsonaro optou por fazer a nomeação do professor Marcelo Recktenvald (terceiro colocado na lista tríplice) para o cargo.
A legislação permite a livre nomeação para o cargo de Reitor, mas tradicionalmente os Presidentes da República vinham respeitando as escolhas democráticas feitas pelas comunidades universitárias.
A nomeação do novo Reitor da UFFS se deu por meio de Decreto de 29 de agosto de 2019, publicado hoje (30/8) na edição nº 168, seção 2, página 1 do Diário Oficial da União.
Marcelo Recktenvald, além de professor na UFFS - Campus Chapecó, atuou como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e como Secretário Especial de Assuntos Estudantis na Universidade. Pastor Batista, em seu perfil no Facebook se define como "cristão conservador e defensor da família".
Recktenvald liderou a Chapa 4/Nova UFFS, com o lema "Renovar é preciso!", tendo como candidato a vice-reitor Gismael Perin.
Campus da UFFS será ocupado, em protesto pela nomeação de Reitor