Primeira metade da semana será marcada ainda por uma massa de ar quente e que será seguida pela incursão de ar mais frio do Sul teve um fim de semana de calor em pleno auge do inverno.
A semana que começa pode ser dividida em dois tempos. O primeiro quente e o segundo frio. Isso porque a temperatura seguirá muito alta para esta época do ano até a metade da semana, quando uma frente fria deve cruzar pelo estado.
Tanto nesta segunda como na terça, o tempo firme predomina na maior parte do Rio Grande do Sul. Os dois dias serão de marcas muito altas para o fim de junho na maioria das localidades gaúchas. Chove mais no extremo Sul nesta segunda e entre a Campanha e o Sul gaúcho na terça.
As tardes desta segunda e terça devem ter máximas próximas ou mesmo isoladamente acima de 30ºC em locais do Oeste, do Noroeste, do Centro, dos vales e da Grande Porto Alegre. O tempo quente manterá a umidade alta com superfícies molhadas em ambientes internos e externos. O sol aparece com nuvens em quase todo o estado nesta segunda-feira. No começo do dia, na madrugada, não se afasta precipitação fraca e isolada na Grande Porto Alegre, mas o dia terá sol na região metropolitana. Nuvens ingressam ao longo desta segunda entre a Campanha e o Sul gaúcho com chance de chuva localizada.
Uma massa de ar quente de origem tropical persiste sobre o Rio Grande do Sul hoje e traz mais um dia abafado e com máximas elevadas e muito acima da média desta época do ano. Mesmo refrescando à noite, a temperatura seguirá alta.
Na quarta-feira, a mudança do tempo. Ao longo da quarta, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e traz chuva para todas as regiões no decorrer do dia. No geral, volumes não devem ser altos na maior parte dos municípios. O dia ainda começa quente e abafado, mas termina com frio.
As madrugadas de quinta e sexta serão frias e com possibilidade de geada em algumas regiões, como a Campanha e a Serra. Mínimas abaixo de 10ºC serão generalizadas. O sol retorna e os dois dias terão temperatura amena durante a tarde.