


O Governo Municipal de Cerro Largo, por meio da Secretaria da Saúde, com o apoio da 12ª Coordenadoria de Saúde de Santo Ângelo, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), realizou na manhã desta quinta-feira (14), a aplicação de inseticida com uso de carro de fumacê em várias ruas da cidade, entre elas Neco Januário, Otto Flach, Helmuth Schmidt, Coronel Jorge Frantz e Padre José Schardong.
A aplicação de inseticida por meio do carro de fumacê é uma ação emergencial realizada a fim de reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A técnica é indicada somente para regiões com alto índice de infestação e locais com casos notificados e confirmados de dengue, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
O procedimento é considerado eficaz sendo aplicado nas ruas (ao ar livre) em um raio de até 150 metros do local ou da casa do paciente que foi diagnosticado com a doença. O efeito do fumacê dura em média até 30 minutos e mata somente o mosquito adulto, não combatendo ovos e larvas.
O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde informa que continua desenvolvendo um trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes Aegypti que, além da dengue, também transmite zika e chikungunya. Por isso, reforça que o principal combate é aquele que deve ser feito por toda população para eliminação de possíveis criadouros nas residências, estabelecimentos comerciais, espaços públicos, terrenos baldios ou qualquer ambiente.
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde alerta a todos sobre os cuidados que devem ser realizados, aproveitando as horas livres do seu dia fazendo a sua parte:
- Ao ficar em casa dê uma olhada geral nos quintais, nos terrenos das imediações e também dentro de casa;
- Retire tudo que acumula água para assim dificultar a proliferação do mosquito transmissor da doença;
- Faça a limpeza periódica de caixas de águas, bebedouros de animais e outros recipientes que possam acumular água;
- Faça uma faxina geral no entorno da sua casa ou quintal e evite jogar ou acumular lixo em terrenos baldios.
O trabalho foi acompanhado pelo prefeito Paulo Kipper, pelo secretário da Saúde Júlio Ledur e pelo secretário da Indústria, Comércio e Turismo Vanderlei de Castro.
Na oportunidade, Paulo Kipper destacou que "a população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o trabalho de prevenção é diário, por isso é muito importante, que todos estejam atentos. Estamos intensificando as ações e vamos seguir em vários pontos do município. É preciso que todas abracem e ajudem cuidando da sua casa e do seu quintal".