Na última semana, de 28 de novembro à 1º de dezembro, os estudantes da Escola Estadual Eugênio Frantz, Gustavo Henrique Luft, Vitor Rafael Back e Rãnye Praia Caitano, juntamente com a professora orientadora de Geografia Carine Guth, estiveram em Campinas (SP), representando Cerro Largo e o Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Geografia.
A fase nacional se deu após a classificação na fase estadual, que foi realizada em agosto. Participaram estudantes de todos os estados, de escolas estaduais, militares, institutos federais e escolas particulares.
O ranqueamento dos estudantes foi feito mediante quatro tipos de avaliação, todas abrangendo os mais variados assuntos da geografia e das ciências da terra:
- Prova objetiva individual: 40 questões de múltipla escolha;
- Prova discursiva individual: consistia em três questões, separadas em "A" e "B";
- Prova prática individual: projeção de documentários e questões sobre os mesmos;
- Prova prática em grupo: criação de um mapa em cima de uma imagem de satélite.
Após dois dias para provar meses de estudo, no primeiro dia de dezembro, o aluno Vitor Rafael Back foi agraciado com a medalha de Prata, enquanto o aluno Gustavo Henrique Luft agraciado com a medalha de Bronze.
Também foi disputada a segunda seletiva da International Geography Olympiad, após prévia classificação em prova objetiva, em inglês. A segunda seletiva consistia em redação, texto e questões discursivas, todas na língua inglesa, porém os alunos não obtiveram êxito na classificação.
"Foi uma experiência incrível e gratificante, pois misturou todas as culturas do Brasil. Foram quatro dias de trocas de experiência e de conhecimento, que servirá, com certeza, para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Destacamos que fomos uns dos poucos representantes de cidade interiorana, e ainda por cima de escola pública. Destacamos a troca de experiência com a equipe do Colégio Tiradentes de Brasília, que se surpreenderam com o fato da educação pública gaúcha estar tão defasada e precária e, após a premiação, expuseram que a nossa medalha foi a mais merecida de todos os vencedores, por estarmos superando todas as dificuldades, algo que poucas equipes participantes tiveram. Também citamos as experiências trocadas com as equipes de Parauapebas (PA), Imperatriz (MA), Lajeado (RS) e a outra equipe de Brasília (DF). A nossa luta para chegar à Campinas não foi pouca, destacamos a professora Carine, que correu atrás de bastante coisa, visto o não aporte de nenhum setor público estadual, apesar de sermos uma escola pública estadual. Agradecemos ao Portal LH Franqui, pela divulgação do pix solidário, e também à todos os doadores. Agradecemos também à Secretaria de Educação e Cultura de Cerro Largo, pela carona à Passo Fundo", destacaram os alunos Gustavo Henrique Luft, Vitor Rafael Back e Rãnye Praia Caitano.