O pavilhão central do Parque Municipal de Exposições Elemar Kuhn sediou, no sábado (4/6), o 8º Batizado e Troca de Cordel do Grupo de Capoeira Apomil, juntamente com o 1º Festival Caxinguelê. O projeto de Capoeira é coordenado pelo 1º sargento De Freitas e Rosângela Bulling, que são assessorados pelo professor Silvestre.
O evento teve início às 10h e estendeu-se até às 19h, sendo prestigiado por autoridades do município e região, como o prefeito municipal, Paulo Kipper; comandante da Brigada Militar, 1º tenente Menin; presidente do Comdica, Katiusca Susbacher; mestre de Capoeira Rafael Carvalho, de Santa Catarina; Cmestre FLY, de Três Passos; professor Serginho, de Santiago; professor Vinícius da Rosa, de São Borja; professor Rodolfo, de Santo Ângelo; instrutores Guilherme Basa e Darla, de Santiago; além de vários alunos graduados da região.
O momento mais aguardado aconteceu às 15h, quando foram batizados e trocados de cordel 33 alunos do Grupo de Capoeira Apomil, de Cerro Largo, e 12 alunos de Salvador das Missões, do professor Silvestre.
A Apomil agradece ao público presente no local e todas aquelas pessoas que de alguma forma colaboraram para que o evento fosse um sucesso. "Este evento colocou Cerro Largo de vez no cenário nacional da Capoeira", comentou o sargento De Freitas.