Cerro Largo, 24 de abril de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/04/2025 10:52:17 • Meio Ambiente

Puma foi encaminhado para estudos acadêmicos

Felino foi encontrado morto às margens da rodovia BR 285, em Ijuí
Foto: Leonardo Bandeira Coracini / Rádio Progresso

Um puma - também conhecido como suçuarana, leão-baio ou onça parda - morreu atropelado na BR 285, na madrugada de quarta-feira (23/04). O corpo do animal foi encontrado às margens da rodovia, nas proximidades do acesso ao Aeroporto de Ijuí.

Estudos acadêmicos

De acordo com manifestação do Comando Ambiental da Brigada Militar, a carcaça do felino foi recolhida, por conta da relevância para a pesquisa científica, e servirá como fonte de informação em várias áreas, especialmente para pesquisadores que trabalham com grandes felinos.

O puma é o segundo maior felino das Américas, menor apenas que a onça pintada. Faz parte do "topo da cadeia alimentar" e ocorre desde a América do Norte até o extremo Sul da Patagônia, ocorrendo naturalmente em todas as regiões do Rio Grande do Sul, sendo que nas Missões e na Fronteira Noroeste é um animal relativamente abundante, ainda que esteja sob forte ameaça.

É importante a preservação dessa espécie, motivo pelo qual há o interesse científico. Quando esses animais infelizmente são vitimados no trânsito, se procura direcionar as carcaças para estudos, fortalecendo o conhecimento "para que ao final de tudo, se consiga preservar a espécie, e também os ecossistemas ao qual eles pertencem", destacou o coronel Rodrigo.

A carcaça do puma foi encaminhada para a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), onde será estudada e posteriormente empalhada (taxidermia).

Fonte: Luis Henrique Franqui / Caçadores de Notícias
onça parda
puma
suçuarana
leão-baio
BR 285
Ijuí
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp