
A sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo, recebeu na manhã de quarta-feira, 17 de junho de 2026, um encontro promovido pela Defesa Civil do Estado, por meio da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 5), em parceria com a Associação dos Municípios das Missões (AMM).
O evento reuniu prefeitos, autoridades, coordenadores municipais de proteção e defesa civil e representantes da comunidade regional para debater os impactos do fenômeno climático El Niño e a necessidade de preparação dos municípios diante dos desafios previstos para os próximos meses.
A Administração Municipal de Cerro Largo esteve representada no encontro pelo servidor Daniel Pio, pelo secretário municipal de Agricultura, Charles Scherer, e pelo assessor Diego Roedel, demonstrando a preocupação e o comprometimento do município na adoção de medidas preventivas diante dos possíveis impactos do fenômeno El Niño na região.
A participação de Cerro Largo reforça o compromisso da gestão municipal com o planejamento, a prevenção e a articulação junto aos órgãos competentes, buscando fortalecer as ações de proteção e minimizar possíveis danos causados por eventos climáticos extremos, garantindo maior segurança e preparação para a comunidade.
Com o tema "O Impacto do Fenômeno Climático El Niño e a Necessidade de Preparação dos Municípios da Região", o encontro teve como principal objetivo fortalecer a capacidade de resposta dos municípios missioneiros frente a situações como tempestades, inundações, enxurradas e outros desastres naturais associados ao fenômeno climático.