A rodada final Liga Fronteira Noroeste/Missões de Escolinhas será no dia 15 de novembro, em Porto Xavier, e representando Salvador das Missões estarão jogando quatro equipes: Fraldinha e Iniciação (Masculinos); e Pré-mirim e Mirim (Femininos).
É preciso destacar a importância da inserção de crianças em escolinhas de futebol, não só pelo fato de a escolinha ser um meio do aluno tornar-se profissional do futebol, mas, como forma de iniciação da criança no esporte. Por meio do esporte, observa-se que se consegue ensinar muitas coisas para a vida das crianças e jovens, bem como, lhe resgatar das ruas mostrando-lhe outros caminhos. É na infância que muitas habilidades físicas são formadas e aprimoradas, no entanto, também é nessa fase que devem ser instruídos e fortalecidas as virtudes e as atitudes corretas, que refletirão na sua vida adulta.
A prática do futebol na infância pode trazer benefícios e importantes aprendizagens às crianças para o seu futuro como pessoa/cidadão. Além disso, pesquisas indicam que a iniciação esportiva com planejamento pode contribuir para o desenvolvimento do aluno na escola, porém, propõe-se que técnicos e professores exijam notas e frequência, para que realmente reflita na melhora do processo educacional do atleta.
A escolinha por vezes também é uma forma que a criança encontra de aliar o gosto pelo futebol com a oportunidade de garantir um futuro financeiramente melhor. No entanto, a família é a maior influenciadora para as crianças, a qual tem por objetivo fortalecer o aprendizado do trabalho em equipe, a prática de exercícios e o não sedentarismo, para evitar problemas diversos como a obesidade.
Dentre os principais objetivos das escolinhas de futebol destacam-se a inclusão social e o caráter pedagógico, relacionando conhecimentos do esporte com questões sociais em que os alunos estão inseridos.
Numa escolinha de futebol, é imprescindível o desenvolvimento da consciência das crianças sobre as suas atitudes, fortalecendo ações cooperativas, no entanto, sem deixar de estimular a autonomia na tomada de decisões. As contribuições para o desenvolvimento social das crianças devem ser utilizadas tanto no esporte como na vida, dentro e fora da escolinha. Por isso, cabe também o apoio dos pais em formar um indivíduo crítico e de virtudes, capaz de tomar atitudes conscientes onde quer que esteja. Cabe a todos (pais, alunos, instrutores e técnicos), terem em mente a real importância da escolinha na transformação moral e psicológica das crianças, para assim formarem um comprometimento com a mesma.
A criança deve encontrar na escolinha um local de aprendizado, onde adquire novas experiências, desenvolvimento motor, cognitivo, sem deixar de ser um ambiente agradável, afetivo e de relações sociais, pois é a satisfação na prática que manterá o aluno no ambiente do esporte. Através de estudos é possível comprovar que a participação das crianças nas escolinhas de futebol, permite torná-las mais sociáveis, disciplinados, respeitando as regras, além de aprenderem a administrar melhor as vitórias e as derrotas.