O churrasco é uma tradicional iguaria do pampa sul-americano, que inclui o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina.
Enquanto os gaúchos sul-riograndenses priorizam a utilização de sal grosso para temperar a carne do churrasco - geralmente preparado em churrasqueiras; los hermanos apreciam muito usar o molho chimichurri - feito com uma combinação de ervas e especiarias - principalmente nas carnes grelhadas preparadas na parrilla.
Existe a versão verde (chimichurri verde) e a versão vermelha (chimichurri rojo), sendo que as receitas mais tradicionais são as do chimichurri argentino e do chimichurri uruguaio.
Como é usado pelos argentinos
Na Argentina, o chimichurri é tradicionalmente usado em carnes vermelhas, mas apenas quando elas estão quase prontas. Em suas parrillas, os argentinos temperam a carne crua apenas com sal e somente ao final acrescentam o chimichurri.
Claro qe isso não impede você de temperar a carne com chumichurri antes de assar, cozinhar ou fritar.
Chimichurri argentino
Hoje vamos ensinar o preparo do chimichurri argentino. Confira.
Ingredientes:
5 colheres de sopa de salsinha/salsa;
3 colheres de sopa orégano seco;
2 colheres de sopa pimenta calabresa moída (opcional);
1 colher de chá de pimenta-preta/pimenta-do-reino (opcional);
2 dentes alho picado;
1/4 xícara de água filtrada morna (para hidratar o orégano seco e a pimenta calabresa). Se utilizar ingredientes frescos, a água não é necessária;
1/2 xícara vinagre de vinho tinto (dá a cor característica do chimichurri argentino);
1 xícara óleo de girassol.
Modo de Preparo:
Passo 1. Primeiramente os ingredientes secos (orégano e pimenta calabresa, se utilizada) são hidratados com água pura. Este é um passo importante, pois a água acelera o processo de hidratação, que poderia ser feito com o vinagre, mas que demoraria muito mais.
Passo 2. Depois de hidratado, coloca-se a pimenta e o sal. O alho picado em pequenos pedaços é também adicionado.
Passo 3. Adicionamos então a salsinha e o vinagre e mexemos para que os ingredientes absorvam o vinagre. Por último adicionamos o óleo de girassol.
Passo 4. Deixe descansar, preferencialmente de um dia para outro. Quanto mais dias melhor! Não se preocupe se parecer líquido demais. Os ingredientes continuarão absorvendo os líquidos e o resultado final será um molho espesso.