Cerro Largo, 18 de maio de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 01/05/2024 12:48:47 • Geral

Emater é destaque em práticas de alimentação saudável

Diversos relatos de experiências inscritos em Chamada Pública foram aprovados
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Freepik)

Oito das 12 regiões administrativas da Emater/RS-Ascar e o Escritório Central foram aprovados na etapa eliminatória dos relatos de experiências inscritos para a Chamada Pública de Mapeamento de Práticas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Dos 33 relatos de práticas de trabalho, experiências e tecnologias de extensão rural inscritos e avaliados, 27 foram aprovados para a segunda etapa de avaliação – classificatória e eliminatória, cujo resultado preliminar foi divulgado na terça-feira (30/04).

O Projeto Guia Alimentar na Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Itaqui, em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (CGAN/DEPPROS/SAPS/MS), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), lançou a Chamada Pública. Serão selecionadas duas experiências para visitação cooperada entre participantes, além de publicação de livro digital com até 14 experiências selecionadas.

Da Emater participam extensionistas das regiões de Frederico Westphalen (Barra Funda - Edineia Gopinger), de Ijuí (Catuípe – Cláudia Nunes), Lajeado (Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul - Letícia Mairesse, e Montenegro - Luisa Leopold Campos), de Pelotas (São José do Norte - Sandra Fulber), de Porto Alegre (Xangri-lá - Adriana Leal), de Santa Maria (Santiago - Dairton Ramos Lewandowski, e Cerro Branco - Cristina Renner Karsburg), de Santa Rosa (Alecrim - Leonice Maria Kreutz), de Soledade (Tunas - Alessandra Pereira) e de Porto Alegre (Leila Ghizzoni).

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

Na região de Frederico Westphalen, o município de Barra Funda se destaca pelo trabalho de saúde voltado a mulheres. Com o título Práticas de promoção da alimentação adequada e saudável com grupo de mulheres rurais, a extensionista Edineia Gopinger foi selecionada pelo relato de experiência.

Em Catuípe, na região de Ijuí, foi selecionado o projeto de inclusão socioprodutiva Quilombo Passo do Araçá acessa políticas públicas e alcança trabalho, renda e identidade cultural, desenvolvido pela extensionista Claudia Nunes, junto a Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).

A região de Lajeado teve três municípios selecionados nesta primeira etapa eliminatória da chamada pública. Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul trabalham com Plantas Medicinais - Mulheres rurais e a conservação da agrobiodiversidade no Vale do Taquari, acompanhado pela extensionista Letícia Mairesse. Já em Montenegro, o projeto de Inclusão socioprodutiva Mulheres - Identificação de insegurança alimentar e nutricional para qualificação de ações de Ater, desenvolvido pela extensionista Luisa Leopold Campos, também foi selecionado.

O Ticket da Agricultura Familiar em São José do Norte, na região de Pelotas, é uma experiência exitosa que contempla Comercialização e Cooperativas, e é acompanhado pela extensionista Sandra Fulber.

Xangri-lá, na região de Porto Alegre, trabalha a cultura alimentar junto aos jovens rurais, sendo que a extensionista Adriana Leal apresenta, como relato, a experiência voltada à Alimentação Escolar como mídia poderosa: escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)?

Da região de Santa Maria, os municípios de Santiago e de Cerro Branco apresentam, como destaque, a comercialização de alimentos por organizações. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade doação simultânea de Santiago, é acompanhado pelo extensionista Dairton Ramos Lewandowski, e em Cerro Branco, a ênfase está na cultura alimentar/habilidades culinárias de mulheres no Resgate de receitas com história, coordenado pela extensionista Cristina Renner Karsburg

No município de Alecrim, na região de Santa Rosa, o projeto Hábitos e Práticas que Interiorizam Costumes envolve cultura alimentar, incentivando o resgate de alimentos, e é desenvolvido pela extensionista Leonice Maria Kreutz.

Tunas, na região de Soledade, teve selecionado o projeto Tunas: experiência de inserção da cultura alimentar, desenvolvido pela extensionista Alessandra Pereira, envolvendo as temáticas Autoconsumo, Cultura alimentar, Diversificação, Plantas Bioativas e jovens, mulheres e organizações.

Do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, o projeto Campanha sementes e mudas para a continuidade da vida, coordenado pela extensionista Leila Ghizzoni, envolve diversificação e autoconsumo, além de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) e agricultores familiares, igualmente foi selecionado nesta primeira etapa da chamada pública.

Fonte: Adriane Bertoglio Rodrigues / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
alimentação
saudável
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp