A campanha instituída pela Lei nº14.448/2022, determina que União, Estados e Municípios devem promover no período do agosto, ações que possam conscientizar a população sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.
O mês de agosto faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei n º 11.340, de 7 de agosto de 2006) que este ano comemora 17 anos. Neste mês, a cor lilás nos envolve com um propósito poderoso. Lembrar-nos do significado profundo do Agosto Lilás e sua conexão com a luta pelos direitos das mulheres.
No município de São Pedro do Butiá, a partir de orientação do Ministério Público, implantou-se no ano de 2020 a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar e a cada ano elabora um cronograma de ações. E 2023 organizou um ciclo de palestras nas comunidades para grupos de mulheres referenciadas pela Emater.
A atividade objetiva conscientizar à população referente à violência doméstica, tipos e encaminhamentos em casos em que ocorre a partir de conhecimento sobre a Lei, vivências familiares e orientação prática com coordenação da assistente social Marta Follmann, psicóloga Clebia Kieling e soldado da Brigada Militar Darléia Justen Vier.