Na pauta dos encontros periódicos dos grupos organizados de mulheres assessorados pela Emater/RS-Ascar, realizados entre os meses de junho e agosto, o aproveitamento diversificado e saudável do milho na alimentação humana é incentivado junto a famílias de São Paulo das Missões. O tema Sabores do Milho foi abordado pela extensionista Simone Back Thume, como forma de incentivar também o uso do milho e de outros ingredientes produzidos nas propriedades locais, em um contexto de segurança e soberania alimentar.
Além de orientações nutricionais e de boas práticas de manipulação, foram apresentadas receitas à base de milho, como bolo salgado de milho, bolo doce de milho e massa de pastel à base de farinha de milho. Cultura presente em aproximadamente 135 mil hectares da Fronteira Noroeste e das Missões, o milho faz parte da identidade regional e é uma importante fonte energética e calórica, sendo rico em carboidratos, proteínas, vitaminas (principalmente A, B1 e E) e sais minerais como o ferro, o fósforo, potássio e zinco.
Parte das receitas também foram aproveitadas nas confraternizações juninas e julinas, que promoveram a integração comunitária com dinâmicas de grupo e compartilhamento de comidas típicas.