Cerro Largo, 08 de agosto de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 07/06/2023 17:29:09 • Cerro Largo

Agricultoras adotam a proteção de nascentes

Família usa estratégia para conservar água na sua propriedade rural
Crédito: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar

Trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar há mais de três décadas, a proteção de nascentes tem sido estratégica para a preservação da água em propriedades rurais de todo o Estado. Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, a família Reis Fröhlich, de Cerro Largo. também celebra a finalização do processo de proteção da nascente d’água existente em sua propriedade, na Linha Marreca.

Buscando garantir a segurança hídrica da propriedade da família, a Emater e a Secretaria da Agricultura e Expansão Econômica auxiliaram na proteção, por meio de uma estrutura que evita o acesso direto de animais e contaminação por poluentes. São utilizados materiais simples como tijolos, cimento, lona, pedras e água sanitária. Ao final, a área é cercada e são plantadas árvores nativas, contribuindo com o reflorestamento do local.

O trabalho iniciou na quarta-feira (31/5) e foi finalizado nesta terça-feira (6/5). A extensionista do escritório municipal da Emater Carla Kiss avalia que a proteção e restauração de nascentes contribui para o acesso de qualidade e em quantidade necessárias quando for preciso, sendo uma prática que contribui para a preservação dos recursos naturais, o que reflete sobre a manutenção da produção nas propriedades rurais e a qualidade de vida das famílias.

Para a proteção da nascente na propriedade das irmãs Paola e Paloma, elas uniram esforços com as extensionistas da Emater Carla Kiss e Manoela Hilgert Theobald, do escritório de Cerro Largo, Elói Vogt, do escritório de Caibaté, Lisete Primaz, do escritório regional de Santa Rosa, e o secretário municipal da Agricultura, Anderson Kessler.

A Emater está à disposição para identificar a existência de nascentes e orientar em relação à construção de estruturas para sua proteção nas propriedades rurais, uma vez que em muitas delas as nascentes vêm diminuindo suas vazões e em alguns casos secando, o que acaba impactando sobre a vazão de rios e córregos. A proteção de nascentes busca justamente mitigar este contexto, com procedimentos adequados, sob a supervisão de um técnico.

Fonte: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
proteção
fontes
nascentes
Angst
Linha Marreca
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp