Cerro Largo, 19 de fevereiro de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 13/02/2025 09:45:02 • Opinião

Um Rio Grande ainda mais forte e resiliente

Será investido R$ 1,2 bilhão na reconstrução de estradas e pontes atingidas pelas enchentes
Secretário Juvir Costella (Foto: Acervo Pessoal)

Por Juvir Costella, secretário de Logística e Transportes do RS

Recentemente, anunciamos com o governador Eduardo Leite um valor histórico para reconstrução de estradas e pontes atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O investimento ultrapassa R$ 1,2 bilhão para diferentes obras e é realizado com recursos do Funrigs, o Fundo do Plano Rio Grande, o programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado lançado em 2024, que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

Este é um momento em que conseguimos devolver ao povo gaúcho aquilo que lhe pertence, que é o direito de recomeçar a partir da reconstrução de estradas, de pontes e de um Rio Grande ainda mais forte e resiliente. São obras importantes que serão lembradas por gerações, já que elas serão feitas com respeito à resiliência climática, ou seja, pensadas, adaptadas, considerando projeções de mudanças no clima e riscos associados a eventos extremos, como os que vivenciamos em 2024. As obras qualificam o tráfego das regiões e obedecem a critérios técnicos, garantindo conforto e segurança aos usuários.

Deste modo, a ação representa, de fato, uma resposta sólida, efetiva e prática do governo do Estado ao enfrentamento às consequências da maior tragédia climática que já presenciamos no Estado. Assim, o aporte desse volume robusto de recursos é a concretização de uma etapa fundamental de reconstrução do Rio Grande do Sul. E, é importante ressaltar, esse trabalho que o Governo do Estado está realizando é, fundamentalmente, de prevenção, para que estejamos preparados para possíveis novos eventos climáticos.

Este é um compromisso assumido, um verdadeiro pacto com os gaúchos para acelerar o nosso desenvolvimento, já que estradas melhores e mais seguras impactam de maneira positiva na vida de quem trabalha, produz, gera emprego e renda. Todos ganham.

E é pensando em melhorar a vida de todos os gaúchos que atuamos. Assim, deixaremos um legado de melhores serviços em infraestrutura, auxiliando cada vez mais no fortalecimento da nossa economia. Essa é a nossa meta. Unidos, com otimismo, trabalho, solidariedade e esperança, continuaremos recuperando o nosso Rio Grande, porque desistir não está na nossa agenda.

Fonte: Juvir Costella, secretário de Logística e Transportes do RS
Juvir Costella
Funrigs
Fundo do Plano Rio Grande
reconstrução
estradas
pontes
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp