Como forma de promover o bem-estar e apresentar novas propostas de renda, o artesanato tem sido o foco do trabalho realizado junto aos 10 Clubes de Mães assistidos pela Emater/RS-Ascar em São Paulo das Missões.
As habilidades manuais, a cultura local e a criatividade são estimuladas na produção de peças artesanais durante os encontros realizados nos meses de março e abril.
Entre as propostas está a guirlanda de porta com chapéu de palha, em que muitas das participantes reutilizaram materiais que estavam em desuso em sua casa.
"Essa atividade possibilita a troca de experiência e de ideias, socializando em grupo as habilidades de cada uma e reforçando os vínculos comunitários e de afeto em rodas de conversa, possibilitando que cada uma faça do seu jeito e no seu tempo", destaca a extensionista da Emater, Simone Maria Back Thume, ao lembrar também que muitas das participantes são idosas e seu conhecimento e habilidades são compartilhadas com as demais participantes, em um processo mútuo de aprendizagem.