Colaboradores da Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata - atuante no Oeste e Sudoeste do estado do Paraná, estiveram na Cooperoque nesta segunda-feira (23/10). A visita teve como objetivo conhecer e compreender o funcionamento do complexo de cereais e o sistema de gestão inteligente no pós-colheita, a gestão de qualidade da armazenagem e volumetria de grãos.
Cooperativa com 60 anos (completados inclusive na segunda-feira), a Copacol conta com 31 Unidades de Grãos, Insumos e Sementes, que possibilitam um recebimento de mais de 1,2 milhões de toneladas de grãos por ano. Também atua com Avicultura, Suinocultura e Bovinocultura de Leite e Psicultura.
Com a grande estrutura e a organização de diversas unidades, a cooperativa busca um sistema capaz de realizar o controle de estoque e a gestão da qualidade dos grãos armazenados. Por isso, os responsáveis pelos setores de engenharia, infraestrutura e operação vieram até o Rio Grande do Sul conhecer o case da Cooperoque, que é a primeira empresa a contar com o sistema de termometria Connect da Apc Inova.
O sistema consiste em um conjunto de robôs e sensores que realizam a aferição de condições e a coleta de informações necessárias à gestão das propriedades adequadas dos grãos. Os sensores atuam integrados a um sistema que realiza o acionamento automático de mecanismos de aeração, por exemplo. Outra funcionalidade, são os sensores de volumetria, que auxiliam nas informações de estoque dos produtos armazenados.
Com uma unidade, 22 silos e capacidade de armazenamento de mais de um milhão de sacas, a Cooperoque possui o sistema instalado em todos os espaços de armazenagem. Com as informações interligadas, é possível um controle de qualidade preciso, além do acompanhamento dos volumes armazenados em tempo real.
Os profissionais da Copacol elogiaram a estrutura física, a organização, a receptividade e disponibilidade na troca de experiências por parte dos colaboradores da Cooperoque.