Cerro Largo, 26 de novembro de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/04/2021 19:23:28 • Culinária

Como fazer um bom churrasco sem gastar muito

Neste 24 de abril, Dia do Churrasco, indicamos cortes para um assado mais econômico
A costela é um dos cortes de carne com melhor custo-benefício (Foto: Reprodução)

No Dia do Churrasco, celebrado em 24 de abril, os consumidores que decidiram comemorar a data com esse prato muito apreciado no Sul do continente americano, inevitavelmente sentiram um peso maior no bolso na hora de comprar carne bovina.

Em um ano de pandemia, em meio ao desemprego recorde no país, o preço das carnes bovinas subiu 31%, em média. O aumento é cinco vezes maior do que a inflação do período, que ficou em 6,10% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além da pandemia, outros fatores são atribuídos a esse aumento, como os problemas climáticos enfrentados devido à estiagem mais longa do que o normal.

COMO GASTAR MENOS

O churrasco é um dos maiores símbolos do Rio Grande do Sul. É aquele clássico de todo domingo em família, mas que não tem dia nem hora para acontecer. É sempre bem-vindo! Mas, infelizmente, nos últimos meses vimos esse costume diminuir consideravelmente.

Além do distanciamento social, que nos manteve longe dos grandes almoços de família e de reuniões com amigos, o preço da carne subiu consideravelmente.

Mas como não podemos abrir mão do bom e velho churrasco, vamos indicar cortes de carnes mais acessíveis, como escolher no açougue / supermercado e como prepará-los da melhor forma.

Costela

O clássico de todo churrasco gaúcho é uma das carnes com maior custo-benefício, para a nossa felicidade. Mas existe uma boa diferença entre a costela do traseiro e a do dianteiro, que hoje é conhecida como o assado de tira - e acabou se tornando um corte nobre. A nossa boa e velha costela com aquela gordurinha dourada é o nosso foco por aqui.

Acém/Agulha

Falando em dianteiro, o acém, também conhecido como agulha, é um corte que não recebe o valor que deveria. É uma carne muito saborosa e com valor bem acessível.

"Quando fores ao açougue, peça pelo miolo. Neste caso, se for de gado mais novo e de raças como a Hereford ou Angus é melhor. Podes assá-la como um entrecot, em medalhões, ou podes fazer um xixo, intercalando com pedaços de tomate, cebola, pimentão amarelo ou vermelho e até bacon", indica Edésio Komka, o Deco, proprietário da churrascaria e galeteira Komka, de Porto Alegre.

Salsichão

Também conhecida como linguiça toscana, é a opção ideal para um aperitivo e acalmar a fome do pessoal. Deco sugere que o salsichão seja servido com uma farinha de mandioca e com o clássico pãozinho de alho.

É bom lembrar que, em nossa região, há muito salsichão de qualidade, preparado em açougues e supermercados.

Matambre

A carne roseada que reveste a costela já foi mais popular, mas ainda é apreciada salgada, suculenta por dentro e bem crocante por fora.

"O fogo forte ajuda nesse processo. O matambre deve ser cortado em fatias fininhas, já que é de consistência firme. Pode servir com um limão ou apenas com a farinha de mandioca, crua, por favor!", sugere Komba.

Bananinha

Outra ideia para a entrada é aquela carne que fica entre os ossos da costela, conhecida como bananinha. Além de deliciosa, é muito rápida de assar.

Costelinha suína

A carne de porco está entre as mais acessíveis e, por isso, é muito bem-vinda quando a ideia um churrasquinho econômico. A dica do Deco vai para os temperos: sal, pimenta, alho, cebola, sálvia, alecrim (apenas um pouco) e tomilho. Pode usar todos juntos ou só aqueles que você preferir. Vale até um toque de vinho ou vinagre.

"Dar uma pulverizada com farinha de mandioca pra finalizar na brasa vai deixa a costelinha ainda mais crocante", recomenda.

Vazio

Para completar o nosso churrasco, o vazio é sempre uma ótima opção. Mas, Deco alerta para o cuidado com a diferença de espessura da peça, pois a parte mais fina pode ficar pronta muito antes do que o restante. A dica é deixar a parte grossa no fundo da churrasqueira.

Fonte: Gaúcha ZH
churrasco
dia do churrasco
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp