Mais uma grande operação da Polícia Civil foi desenvolvida na manhã desta quarta-feira (11/12), que contou com cerca de 250 policiais civis, que executam 78 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luiz Gonzaga, Porto Xavier, Roque Gonzales, Cerro Largo, Guarani das Missões, Santo Ângelo e Santa Rosa.
Os alvos foram "bicheiros" e chefes da contravenção do "jogo-do-bicho" que são investigados por financiarem o crime organizado e o tráfico de drogas com contribuições semanais que alcançariam o valor de R$ 8.000,00.
As investigações, que são conduzidas pela DRACO de São Luiz Gonzaga, iniciaram-se a partir da veiculação de alguns vídeos nos quais homens armados com fuzis aparecem ameaçando bicheiros de Porto Xavier e outras cidades da região, citando nomes de alguns contraventores e ameaçando-os de morte, caso não pagassem as contribuições devidas ao tráfico.
Depois disso, descobriu-se que alguns bicheiros da região seriam responsáveis por financiarem parte significativa do tráfico de drogas e uma série de crimes em nossa região – lembrando que há regiões como Santo Ângelo, Santa Rosa e Ijuí que sofrem com uma onda de crimes contra a vida, decorrente da disputa pelo controle do tráfico de drogas. Assim sendo, o objetivo da ação policial é descapitalizar as organizações criminosas que se enfrentam nas cidades vizinhas, evitando que tal situação acabe atingindo São Luiz Gonzaga e sua microrregião.
Durante as investigações, foram obtidas provas de que pelo menos dois policiais militares de Santo Ângelo e Santa Rosa atuavam na segurança do líder da organização criminosa, inclusive imagens foram coletadas desses policiais fazendo escolta juntamente com outros criminosos integrantes da organização.
De acordo com o delegado Heleno dos Santos, que comanda a ação, as investigações estão apenas iniciando, sendo que outras fases da Operação Marreta deverão ser realizadas nas próximas semanas. "A DRACO está atenta a todo tipo de crime e ação criminosa organizada na região, sendo que não permitirá que o crime organizado afete a segurança pública de nossa região".
Efetivos da Brigada Militar de Santo Ângelo e Santa Rosa participam da ação policial, em apoio à Polícia Civil. Policiais civis das regiões de Santa Maria, Carazinho, Alegrete, Santiago e Palmeira das Missões também auxiliam nas buscas realizadas