Cerro Largo, 26 de agosto de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 30/12/2020 12:18:18 • Cerro Largo

Obra Completa Padre António Vieira é doada ao Município

Obra, com 30 volumes e 15 mil páginas, ficará à disposição da comunidade na Biblioteca Municipal
Entrega da obra aconteceu no Gabinete do Prefeito (Foto: Luis Henrique Franqui)

O padre jesuíta Vicente Zorzo doou ao Município de Cerro Largo a Obra Completa Padre António Vieira, composta por 30 volumes.

O ato de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (30/12), no gabinete do prefeito Valter Spies, com a presença da secretária de Administração Daniela Dewes e da professora Bernadete Scheid, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Spies agradeceu a doação e destacou a importância de uma obra destas estar à disposição da comunidade, na Biblioteca Pública Municipal.

Vicente Zorzo, por sua vez, lembrou que a UFFS-Cerro Largo possui cursos na área de Línguas e esta obra poderá ser objeto de estudos e pesquisas, pois o trabalho de António Vieira possui expressiva relevância na literatura portuguesa.

VICENTE ZORZO

Natural de Cerro Largo, Pe. Vicente Zorzo é bacharel em Filosofia e Teologia e mestre em Pedagogia.

Entre as missões assumidas ao longo de 37 anos na Companhia de Jesus estão a de Provincial da antiga Província Brasil Meridional (BRM) e, até 2017, Superior da Plataforma Apostólica Sul 1 (São Paulo, Sul de Minas Gerais e parte do Paraná), entre outras missões no Brasil e no mundo.

Até poucos dias atrás, Zorzo estava atuando em Teresina (PI), mas acaba de transferir-se para Porto Alegre, onde coordenará uma ação social da Fundação Fé e Alegria na Vila Farrapos, com atenção voltada para crianças e adolescentes em situação de risco e moradores de rua.

A OBRA

A Obra Completa Padre António Vieira, com 30 volumes e 15 mil páginas, é uma coleção, comentada e atualizada, que traz cartas, sermões e escritos proféticos, político-sociais, sobre judeus e índios, além de poesia e teatro. Conta ainda com textos inéditos e outras novidades.

Sonhada há mais de 150 anos por diferentes gerações de estudiosos da língua e da cultura portuguesa, a elaboração da obra contou com a direção de José Eduardo Franco e Pedro Calafate, e a colaboração dos mais renomados especialistas de Portugal e do Brasil, demandando uma década de intensa investigação científica.

Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa (Portugal), em 1608. Mudou-se com a família para Salvador (Bahia), em 1616. Estudou em colégio jesuíta e entrou na Companhia de Jesus, em 1623. Ao longo da vida, exerceu vários papéis, entre eles o de diplomata, reformador social, apóstolo e protetor dos índios, pregador e literato. Foi também um árduo defensor da liberdade dos índios e dos cristãos novos.

"Quando os jesuítas chegaram nesta região missioneira a preocupação deles foi com a integração entre o espiritual, humano e intelectual. A formação integral das pessoas possibilita uma sociedade harmônica que constrói um futuro seguro nas bases de um passado criativo e assimilado, com os pés num presente lúcido e cordato. Antonio Vieira faz parte da Literatura Universal. O fato da Biblioteca Pública de Cerro Largo possuir todos os escritos deles insere esta Biblioteca no rol das raras entidades que possuem este tesouro literário", destacou o padre Vicente Zorzo.

Fonte: Luís Henrique Franqui
antónio vieira
vicente zorzo
fé e alegria
valter spies
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp