Dois professores da UFFS, campus Cerro Largo, levaram duas visões diferentes sobre o aquecimento global para a reflexão dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, nas aulas de Geografia, do Colégio La Salle Medianeira.
O professor de Agronomia, Dr. Sidinei Zwick Radons, apresentou uma visão alternativa sobre o tema, provocando os estudantes à reflexão sobre o fato de o fenômeno ser tratado como apocalíptico e absolutamente prioritário para a humanidade, à frente de outros problemas graves, como a fome e a desigualdade social. Segundo essas críticas, na área agrícola, o investimento em pesquisas poderia salvar muito mais vidas do que as políticas climáticas vigentes. Além disso, questionou sobre a efetividade de acordos internacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa, citando que durante a vigência do Protocolo de Kyoto, por exemplo, ao invés de diminuir, as emissões globais aumentaram.
Já na segunda explanação, a professora de Ecologia, Dr. Daniela Oliveira de Lima, considerou o terrível impacto das mudanças climáticas para a biodiversidade do planeta, como a migração de animais e até a extinção de algumas espécies. Outro ponto destacado por ela, e que preocupa especialistas do mundo todo, é o impacto do aquecimento sobre os oceanos, provocando o aumento da temperatura, da acidez e do nível das águas, gerando consequências drásticas para a fauna marinha e para a economia pesqueira.