O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Cerro Largo denunciou na quinta-feira, dia 20 de junho, dois homens por roubo e extorsão a uma família de São Pedro do Butiá. O crime ocorreu no dia 19 de maio deste ano, quando três criminosos renderam pai, mãe e filho no momento em que invadiram a residência das vítimas.
De acordo com o promotor de Justiça de Cerro Largo, Vitor Casasco Alejandre de Almeida, o objetivo inicial dos ladrões era roubar pertences da família e exigir saques bancários ou dinheiro por pix. No entanto, devido ao horário em que houve o fato, havia um limite para transação financeira e, desta forma, os investigados passaram a ameaçar e constranger a família. Inclusive, mantiveram as três vítimas como reféns por várias horas, já que decidiram sair com elas — em dois veículos — por diversas vias do município e região.
"A dinâmica dos fatos revelou a ousadia e perversidade dos criminosos. Eles invadiram a residência da família durante a noite, mantendo pai, mãe e filho reféns também em estradas da região. O MPRS seguirá atuando para que os envolvidos recebam uma punição a altura dos graves fatos praticados, inclusive os indivíduos ainda não identificados", diz o Promotor.
A família, que depois foi solta, ficou sob mira de arma de fogo e teve celulares, dinheiro, cartões, joias, roupas e carro roubados. Os criminosos também foram denunciados por receptação, já que usaram um carro furtado para ir até a casa das vítimas.
Os denunciados estão no sistema prisional e pelo menos um terceiro homem envolvido ainda não foi identificado.