O prêmio reconhece práticas que fazem a diferença para um mercado mais diverso e inclusivo
O curso Mulher Empreendedora, oferecido pelo Sicredi, foi eleito vencedor na categoria Educação e Empoderamento do Prêmio Diversidade em Prática, promovido pela startup BlendEdu que reconhece as melhores iniciativas de inclusão e diversidade no mercado. A formação integra a Plataforma Sicredi na Comunidade, disponibilizada pela Fundação Sicredi.
A cerimônia de premiação aconteceu durante o evento Diversidade em Prática Summit, nos dias 9 e 10/10, em São Paulo (SP). O Diversidade em Prática tem como propósito identificar, reconhecer e compartilhar práticas que fazem a diferença na construção de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos e conta com nove categorias.
O Sicredi, além de receber o prêmio, também apresentou o seu case vencedor no Summit. A gerente de Cooperativismo e Inclusão, Diversidade e Equidade da instituição, Carla Katsurayama, comemorou a conquista e explicou como o curso foi idealizado. "Estamos muito felizes com esse reconhecimento para o curso, que busca fortalecer habilidades e difundir ainda mais o empreendedorismo feminino. O conteúdo foi pensado para apoiar tanto a criação quanto a expansão de negócios, com temas que vão desde precificação de produtos e serviços, até o uso de redes sociais para vendas. Além disso, o construímos com base em experiências de empreendedoras desde comunidades ribeirinhas da Amazônia, zonas rurais, até grandes centros urbanos, criando uma jornada que atende diferentes contextos".
Lançado em março de 2023, o curso Mulher Empreendedora capacita mulheres microempreendedoras em situação de vulnerabilidade social oferecendo conteúdo acessível e prático sobre assuntos relevantes como a formalização de negócios. A formação é gratuita, aberta para todas as mulheres que tiverem interesse em empreender, e está disponível na plataforma Sicredi na Comunidade. Em 2024, o curso passou a ser oferecido também presencialmente nas Cooperativas do Sicredi. Até setembro, mais de 1.200 pessoas já participaram da versão online, enquanto mais de 200 mulheres realizaram a formação presencial em três cooperativas-piloto.
A associada da Sicredi Pioneira, Francieli Pinzon, fez a capacitação e ressaltou a importância do curso em sua trajetória profissional. "Foi muito interessante, com alguns insights específicos do universo feminino, principalmente para o entendimento sobre o empreender feminino, valorizando nossas habilidades para criar um ecossistema diverso, sólido e sustentável", afirmou.
Francieli compartilhou ainda que já colheu bons frutos após o curso e fez um convite para outras mulheres se motivarem: "Logo nas primeiras aulas, tive a oportunidade de apresentar minha área de atuação, que é capacitação profissional para o desenvolvimento de competências como capacidade analítica, pensamento crítico e o uso de dados e inteligência artificial para alavancar empresas. Essa oportunidade resultou em um convite para ministrar um curso meu na Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis. Posso afirmar que participar do curso 'Mulher Empreendedora' foi excelente para mim e meus projetos. Espero que mais mulheres sejam incentivadas a buscar aquilo que as motiva".
Para se inscrever, basta acessar o site Sicredi na Comunidade, buscar pela seção de Cursos e realizar o cadastro. Ao final de cada formação, é gerado um certificado virtual de conclusão. Estão disponíveis ainda, mais de 50 formações, divididas em cinco eixos: Educação para Transformação Social; Educação Financeira para uma Vida Sustentável; Cooperativismo na Prática; Para Você e seu Negócio e Para um Mundo Melhor. Dentro dessas temáticas, há cursos de Ferramentas de Inovação; Autoliderança; Gestão do Tempo; Educação Financeira e Investimentos; Essência do Cooperativismo; Como Elaborar Projetos Sociais, entre outros.