Mais de 230 pessoas participaram de ação da campanha Outubro Rosa, celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, realizada na quarta-feira (16/10), na sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Ubiretama (Asdec). A promoção foi da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e da Emater/RS-Ascar.
Os participantes receberam materiais informativos que abordam formas de diagnóstico precoce e possibilidades de tratamento do câncer de mama, tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele. A importância de falar sobre o tema amplia uma vez que ainda é o tipo de câncer que mais causa mortes em mulheres no país.
Diante da relevância da ação, diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito, Rodrigo Daniel Bloch, a primeira-dama, Ana Beli Lauer, o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Rohlleder, a gerente regional adjunta da Emater, Ivânia Polaciznski, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ildiane Leske Kirschkhoff e a secretária municipal da Saúde, Ana Nast. As lideranças, em suas falas, reforçaram a importância de investir em prevenção e em informação, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.
Também presente, a chefe do escritório municipal da Emater de Ubiretama, Alice Quinzani, destacou a relação entre a alimentação saudável e a prevenção de doenças, assim como contextos de segurança e soberania alimentar também contribuem com melhorias na saúde da população.
A importância e formas de adotar a alimentação saudável no dia a dia foram abordadas na palestra conduzida pelo nutricionista Lucas Carvalho Lago. Ele evidenciou a importância da "comida de verdade", geralmente resultante da produção de alimentos para autoconsumo e cadeias locais de produção. "Há comprovações científicas de que uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, grãos e proteínas magras trazem benefícios à saúde, como o melhor funcionamento do organismo", afirmou Lago.
Ao final do encontro, foram compartilhados lanches pela Secretaria Municipal da Saúde e distribuídas mudas de plantas aromáticas e condimentares produzidas pelo grupo de mulheres Lírio Branco, da Linha Paranaguá, sob coordenação da extensionista da Emater, Alice Quinzani. Com isso, diversas mudas que podem contribuir com a saúde foram multiplicadas entre famílias do município.