Cerro Largo, 04 de dezembro de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 08/01/2024 19:47:11 • São Paulo das Missões

Temporal causa nova falta de energia elétrica

Quatro mil associados da Cermissões ficaram sem luz em São Paulo das Missões
Galhos de árvores arrebentaram cabos elétricos da Cermissões (Foto: Divulgação)

Nove dias após um temporal ter atingido e causado muitos danos aos sistemas de distribuição de energia elétrica da Cermissões, no domingo (7/1), novamente a região interiorana de São Paulo das Missões sofreu com as consequências de uma tempestade.

As principais ocorrências de falta de energia foram registradas, pela Cermissões, nas comunidades da Linha Lavína, Linha Mato Grosso, Povoado Planalto, Linha Heloísa Norte, Linha Míla Centro, Linha Dourada e Vila Pinheiro Machado.

TRABALHO DURANTE TODA MADRUGADA

Ao todo, foram 400 ligações para a Central de Operações e Distribuição (COD), as quais geraram 42 ocorrências. A Cermissões mobilizou as equipes de plantão de Porto Xavier, Pirapó, Cerro Largo, São Paulo das Missões, e duas equipes extras de Caibaté, para auxiliar na reconstrução das redes danificadas. O trabalho, que iniciou às 16h de domingo, teve continuidade durante a madrugada, até que todos os problemas fossem corrigidos. O completo reestabelecimento da energia deu-se já na manhã desta segunda-feira (8/1).

Somados, foram mais de 4.000 associados que ficaram sem luz, variando os períodos de desabastecimento, pois conforme as equipes da Cermissões iam atuando, principalmente na retirada de árvores e galhos caídos sobre as redes, o que causou o rompimento de cabos e curto-circuitos, foi possível ir reenergizando determinados trechos. Também houve a queda de um poste de luz, na Linha Lavina.

ASSOCIADOS DE PORTO XAVIER PERMANECERAM DUAS HORAS EM LUZ

Embora a intensidade do temporal tenha sido menor na região de Porto Xavier, 2.485 associados da Cermissões daquele município, ficaram sem luz, no domingo (7/1), das 15h28min às 17h20min, em razão da falta de energia no alimentador da RGE, que abastece os sistemas de distribuição da Cermissões.

ORIENTAÇÕES EM CASOS DE INUNDAÇÕES, TROVÕES E RAIOS

Quando houver a incidência de raios e trovões, retire das tomadas os equipamentos eletrônicos como televisão, ventilador, computador, carregadores de celular, máquinas de lavar, entre outros. No ato, sempre use um calçado que possua solado isolante.
Em caso de inundações nas residências, é necessário desligar imediatamente o disjuntor geral de proteção localizado no quadro elétrico. Para o religamento, um profissional deve ser chamado para fazer os devidos reparos e revisões nas instalações previamente.
Elimine goteiras ou vazamentos de fluidos nas instalações elétricas. Se existirem, desative/desenergize imediatamente os circuitos e tomadas afetados por umidade, por questão de segurança da instalação e das pessoas ocupantes do local.

CUIDADOS FORA DE CASA

Durante temporais, evite se abrigar em árvores, em locais molhados como piscinas, e em locais abertos, pois o risco de ser atingido por um raio é alto. Procure sempre se abrigar-se em construções de alvenaria e veículos.

Em caso de cabos elétricos em contato com o chão, isole o local, e não permita que pessoas se aproximem ou toquem nos cabos elétricos, pois os mesmos podem estar energizados, e ligue imediatamente para a Cermissões 0800.541.1122. A Cermissões irá deslocar uma equipe de plantão até o local para resolver a situação.

A Cermissões orienta ainda que, em caso de choque elétrico, não se deve tentar tocar na vítima que está recebendo a descarga. É preciso manter a calma, e a melhor alternativa é desligar o disjuntor de proteção ou a chave geral para interromper a corrente elétrica, e ligar imediatamente para a emergência pelo número 192.

Na Central de Operações e Distribuição (COD), a Cermissões acompanha em tempo real a previsão do tempo, para organização do trabalho das equipes de construção, e emissão de alerta para as equipes de plantão em caso de temporais.

CONTATOS DA CERMISSÕES

- Ligação gratuita, disponível, 24h, para 0800.541.1122
- WhatsApp 55.3355.3000
- Messenger do Facebook e Instagram
- Site www.cermissoes.com.br
- Aplicativo da Cermissões

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
cermissões
falta de luz
falta de energia
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp