Cerro Largo, 03 de abril de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 29/03/2025 09:27:24 • Agronegócio

Intercâmbio entre cooperativas do Noroeste

Iniciativa promove troca de experiências em agroindustrialização e acesso a mercados
Foto: Deise A. Froelich / Emater/RS-Ascar

A construção de conhecimento e a troca de experiências promovidas a partir de um intercâmbio entre associados das cooperativas Cooparte, de São Luiz Gonzaga, e Cooperinovação, de Santa Rosa, devem contribuir para melhorias no processo de produção, transformação e comercialização de alimentos. Representantes da cooperativa sao-luizense conheceram mais sobre o funcionamento da agroindústria de vegetais minimamente processados, mantida pela família Meinerz, na Esquina Candeia, em Santa Rosa, na última terça-feira (25/03).

A visita foi acompanhada pelo secretário municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural de São Luiz Gonzaga, Lauro Weber, pelo extensionista Dante Trindade de Ávila e pelos integrantes da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar, Marcos Eduardo Servat e Eliane Denise Schmidt, sendo que ambas cooperativas estão inseridas no Programa de Extensão Cooperativa (PEC) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

O interesse pelo intercâmbio surgiu a partir da estruturação da agroindústria de vegetais minimamente processados da Cooparte, que está em fase de conclusão, e o interesse de conhecer mais sobre experiências exitosas neste setor. A intenção da Cooparte é oportunizar que a produção das olerícolas dos associados seja processada na agroindústria da cooperativa, organizando-se de forma a fornecer os alimentos via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao mercado convencional.

Mediada pela UCP, a visita se concretizou com a oportunidade oferecida pelos proprietários da agroindústria de Santa Rosa, Carlos e Francieli, associados da Cooperinovação, que abriram as portas do empreendimento, incluso no Programa Estadual de Agroindústria Familiar da SDR, certificando sua legalização.

Os visitantes receberam orientações sobre o processamento dos vegetais que é realizado nesta estrutura, bem como os cuidados com cada variedade de hortaliça. O layout da agroindústria, equipamentos que facilitam o trabalho, rótulos e embalagens adotados também chamaram a atenção.

A agroindústria está inserida em uma propriedade que abarca a produção de olerícolas de quatro famílias, num contexto de sucessão familiar, e fornece alimentos a dezenas de mercados de Santa Rosa, Santo Ângelo e Campina das Missões.

Também foi visitado o espaço onde são adotados os sistemas de cultivo hidropônico protegido, cultivo no solo a céu aberto e protegido. Foram reafirmados os cuidados em relação ao cultivo protegido, sendo compartilhadas informações sobre a adubação adotada e as peculiaridades de cada sistema de produção.

Fonte: Deise A. Froelich / Emater/RS-Ascar
Emater/RS-Ascar
Emater
intercâmbio
Cooparte
Cooperinovação
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp