Em um exemplo de organização social e comunitária, voluntários e entidades de São Pedro do Butiá preparam a 7ª Romaria a São Pedro, festividade que homenageia o padroeiro do município e do Eestado do Rio Grande do Sul.
O evento acontece no próximo domingo (30/06), junto ao Centro Germânico, promovido pela Paróquia São Pedro Apóstolo, Prefeitura de São Pedro do Butiá, Conselho do Turismo e Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Pró-Cultura RS.
Os preparativos movimentam diferentes segmentos do município, entre eles os grupos organizados de mulheres assistidos pela Emater, responsáveis, junto com apoiadores da comunidade, por preparar as bolachas caseiras e outros pratos que serão servidos durante o café colonial. Em sistema de escalas, as bolachas estão sendo elaboradas em diferentes comunidades rurais, numa proposta de resgate da identidade cultural local.
Enquanto misturam os ingredientes, as mulheres reforçam seus vínculos comunitários e se beneficiam do contexto de bem-estar social. No total devem ser produzidos 110 quilos de bolachas por dois grupos. Já o Grupo do Peixe, formado por piscicultores locais e outros membros da comunidade, se organiza para o preparo do almoço, que deve servir mais de 300 pessoas.
PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES
No domingo o público se concentra em frente à Igreja da Matriz, com a Romaria iniciando às 9h em direção ao Centro Germânico Missioneiro. No local, acontece a missa e a queima de pedidos dos fiéis em frente à Estátua de São Pedro.
Ao meio-dia será servido almoço à base de peixe (filé de tilápia) e cuca. Também serão vendidos espetinhos de carne, pastéis, cachorro quente e bebidas. A confraternização segue à tarde, com animação da Orquestra La Montanara, de Poço das Antas.
Às 15h30 haverá Café à Moda Kerb, onde cada um leva sua contribuição para partilhar, organizado pelos grupos de mulheres assistidas pela Emater. Haverá brinquedos para as crianças.
Inserido na Campanha Solidária decorrente dos efeitos das enchentes no RS, São Pedro do Butiá abraçando Cruzeiro do Sul, 30% do valor arrecadado durante a Festa do Padroeiro será destinado em prol dos atingidos pelas enchentes no município do Vale do Taquari.