No último dia 4 de abril, aconteceu o primeiro encontro do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), do ano 2024, em Cerro Largo, contando com as presenças do prefeito Paulo Cesar Kipper de Almeida, secretária da Educação e Cultura Neiva Fogolari, equipe da SMEC Joseane Schneider e Caris Schneider, diretores João Donel e Taise Maria Pelissaro, e professores de cada turma.
Na primeira etapa estão sendo beneficiados os alunos dos 5° anos da Escola Municipal Padre Schardong e Escola Estadual Padre Traezel, atingindo 89 estudantes. Após a formação destes, o planejamento é atender os demais estudantes dos 5° anos do município.
O programa é desenvolvido pela Brigada Militar, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
O Proerd é apresentado aos alunos pela soldado Reni Inês Lermen, durante 11 encontros. Neste ano, um encontro exclusivo sobre o uso nocivo do Vape, atualmente com consumo crescente entre os adolescentes.
O programa fornece informações e desenvolve habilidades para que os adolescentes desenvolvam o poder de decisão responsável, valorizem sua vida compreendendo que as drogas e a violência não são uma escolha viável.
Desde de 2016, o Proerd capacitou centenas de alunos e conquistou verdadeiros amigos que auxiliam a tornar o programa ainda mais atrativo, por meio de premiações na formatura de conclusão.
Sinceros agradecimentos ao Supermercado Jaeschke, agência Cresol Cerro Largo, Cerro Largo Futsal, Lions Clube, Léo Clube, Grupo de Apoio a Brigada Militar, APOMIL e Adriano Welter. Além da imprensa, que sempre divulga as ações dando publicidade e visibilidade dos estudantes envolvidos.