


O Show Musical Anchieta, de Porto Alegre, faz duas apresentações em Cerro Largo nesta semana
Nesta quarta-feira (23/07), apresenta-se durante a Missa da Saúde, às 15h na Igreja Matriz, com cantos litúrgicos a cargo do Coral.
E na quinta-feira (24/07), o espetáculo de música, fé e cultura será no salão paroquial, a partir das 19h30min, com entrada gratuita.
A realização é da Paróquia Sagrada Família de Nazareth.
O SHOW
O Show Musical Anchieta é um grupo artístico composto por aproximadamente 60 crianças e jovens entre cantores, instrumentistas e dançarinos, todos alunos do Colégio Anchieta, de Porto Alegre.
Apresenta em seu repertório estampas do folclore nacional e internacional, além de temas populares, eruditos e religiosos, através de adaptações que respeitam a integridade das vestes, das danças e melodias originais de cada país ou região. Conta com um guarda-roupa composto de trajes típicos e belas fantasias criadas especialmente para cada número apresentado. Instrumentos de corda, teclas, sopro, percussão e ritmo – baixo, guitarra, bateria, teclado e flauta doce – além do canto e da dança fazem particularmente do Show Musical Anchieta um espetáculo à parte.
Foi fundado em 18 de novembro de 1966 pelo Pe. Vicente Konzen, S.J., com o nome de "Pequenos Cantores do Colégio Anchieta" e tinha 27 meninos cantores. Poucos anos depois, passou a contar com meninas dançarinas e aos poucos se transformou no que é hoje.
Prestes a completar 60 anos de existência, o Show Musical Anchieta tem se exibido para plateias de diversos estados do Brasil e de quase todas as cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No exterior, já se apresentou várias vezes no Uruguai, Chile e Paraguai. Em 2011, faz sua estreia na Europa com espetáculos e missas cantadas nas cidades de Roma e Assis na Itália.
A formação artística de seus integrantes é feita em ensaios sistematicamente realizados em horários especiais que não interferem na programação normal do currículo escolar de estudos no Colégio Anchieta. O intercâmbio sociocultural é estimulado através do contato com outras pessoas e culturas nas viagens que o conjunto realiza. Portanto, o grupo constitui uma atividade de formação complementar de seus integrantes, visando desenvolver o respeito às diferentes culturas, a capacidade e o gosto artístico como parte da formação integral, dentro da filosofia educacional dos Jesuítas.